A chuva registrada na madrugada de sábado em Porto Alegre e a nebulosidade sobre o Estado surpreenderam quem esperava aproveitar um sábado de sol, depois de uma semana marcada por fortes temporais. Até quinta-feira, alguns institutos de meteorologia não previam o risco de novas precipitações neste fim de semana.
Nível do Guaíba atinge a maior marca dos últimos 74 anos
Cidades em emergência receberão verbas antecipadas do governo estadual
Conforme o meteorologista Rogério Rezende, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a frente fria que estava chegando ao Estado carregou um sistema não previsto, que causou nebulosidade e pontos de pancadas rápidas.
140 mil casas seguem sem energia no Estado
A chuva da madrugada na Capital foi pouca (7 milímetros), mas as trovoadas chamaram a atenção. Segundo Rezende, só há chuva forte prevista para a partir de segunda-feira. A nebulosidade na Capital deve durar até a tarde, com chance de sol até o fim do dia. Para o domingo, diz Rezende, a presença do sol deve ser maior. Segundo a Climatempo, as nuvens que estão sobre a Capital nesta manhã não são de chuva e vão se dissipar.
Rodoviária da Capital alaga pela terceira vez em menos de uma semana
O domingo pode amanhecer com nevoeiro, devido à baixa das temperaturas na madrugada, mas a previsão é de um dia quente e de sol forte, conforme Aline Tochio, da Climatempo.
Os órgãos de defesa no Estado e na Capital seguem com alerta reforçado. Até as 10h deste sábado, o nível do Guaíba já havia atingido 2m92cm, maior marca em 74 anos.