Um assassinato ocorrido em 2011 teve o seu principal suspeito julgado na tarde desta segunda-feira, no Fórum de Santa Maria. Rodinei dos Santos, 24 anos, foi condenado a 15 anos de prisão em regime fechado pela morte de Olinda da Silva Lencina, com 45 à época do crime.
A mulher, segundo a denúncia do Ministério Público, foi morta enforcada com um pano e com golpes de enxada e paulada na cabeça e no rosto. Alexandre Assis da Silva, 38 anos, também chegou a ser denunciado, mas em 2013, deixou de ser réu, por falta de provas, já que Santos assumiu a autoria e disse que Silva não teve nenhuma participação.
O crime ocorreu no dia 13 de fevereiro de 2011, antes das 3h, na Rua Seis, na Vila Dez de Outubro, no bairro Nova Santa Marta, na zona oeste de Santa Maria. Conforme a denúncia do MP, Santos convidou Olinda para consumir drogas em seu "barraco" e Silva teria acompanhado os dois. No local, após consumirem drogas, eles saíram do local, enforcaram a vítima e depois desferiram golpes de enxada e faca na cabeça e no rosto da mulher. Além disso, depois da morte de Olinda, eles enrolaram o corpo em um lençol e jogaram-no em uma valeta.
Santos foi condenado por homicídio duplamente qualificado. Por motivo fútil, por conta de comentários feitos pela vítima a outras pessoas sobre uma relação amorosa entre os dois, e também por emprego de meio cruel, "fazendo uso de diversos instrumentos para a morte, enforcando e golpeando a vítima reiteradas vezes, causando intenso e desnecessário sofrimento".
Os dois chegaram a ser presos, mas foram soltos no final de 2012. Santos não poderá recorrer da decisão em liberdade.
Crime
Jovem é condenado por matar mulher enforcada e com golpes de enxada em Santa Maria
Crime aconteceu em 2011
GZH faz parte do The Trust Project