O primeiro dia do horário de verão amanheceu com cara de inverno. Após o temporal que afetou fortemente várias regiões do Rio Grande do Sul no final da semana passada, o frio é que deve ganhar vez no Estado.
São José dos Ausentes foi a cidade gaúcha com menor temperatura neste domingo pela manhã, com 1,3ºC às 6h. Neste mesmo horário, na Capital, fazia 7,4ºC. De acordo com a Climatempo, ao longo do dia, o sol faz a temperatura subir e alcançar a casa dos 20ºC em Porto Alegre. Já o nível do Guaíba - que neste sábado atingiu o seu recorde, com 2m94cm, mas caiu a 2m90cm na madrugada de domingo - pode ser influenciado pela velocidade do vento, que deve ser fraco pela manhã, mas aumenta ao longo do dia.
Prefeitura coloca barricadas para impedir avanço da água na Avenida Mauá
O início da manhã foi de 8,5ºC em Santa Maria, na Região Central, e de 6ºC em Pelotas, no Sul. A temperatura também ainda deve subir nessas cidades.
Não está previsto chuva para nenhuma região neste domingo, mas a trégua deve ter fim na segunda-feira, quando o céu volta a ficar encoberto. A intensidade das precipitações deve ser menos intensa, mas preocupa, principalmente em regiões bastante fragilizadas pelas enxurradas dos últimos dias.
Leia todas as notícias sobre o temporal no RS
A previsão é de tempo fechado pelo menos até quarta-feira, com muitas nuvens e chuvas periódicas, que podem ser acompanhadas de trovoadas a qualquer hora do dia, mas com pequena chance de queda de granizo. No extremo norte do Rio Grande do Sul, a chuva deve se estender por mais dias. Mesmo assim, tanto na Capital quanto no Interior, equipes que atuam na Defesa Civil já trabalham com a expectativa de aumento no número de desalojados.