No próximo final de semana, estudantes de todo o Brasil realizam as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2015. As notas do concurso são uma oportunidade de concorrer a vagas em instituições de Ensino Superior públicas e privadas.
Confira 5 dicas para se dar bem no Enem 2015
O Enem é composto por quatro provas objetivas, com 45 questões de múltipla escolha cada, além de uma redação em língua portuguesa. Para ajudar os candidatos nessa reta final, o "Diário" traz, a partir de hoje, dicas de conteúdos que podem aparecer nas provas.
Saiba o que você pode levar para o Enem
Nessa primeira reportagem, abordamos as disciplinas de história, geografia, filosofia e sociologia, que compõem a área das Ciências Humanas e suas Tecnologias e que serão cobradas no primeiro dia do exame (veja mais no quadro abaixo).
De acordo com o professor de Filosofia e Sociologia do Riachuelo Pré-Vestibular, Betover Santos, há três anos a prova do Enem deixou de ser apenas de interpretação e passou a cobrar também o conteúdo, por isso, é importante que o candidato conheça as disciplinas e saiba relacionar as questões com os conteúdos.
O professor ressalta, ainda, a importância de não se aprofundar nos estudos nesta última semana e diz que, agora, é preciso aproveitar o tempo para refazer provas e exercícios.
- Não é a hora de estudar todo o conteúdo, porque não se aprende nada grandioso em uma semana. A prova do Enem segue um padrão de habilidades e competências, por isso, ela tende a cobrar conteúdos diferentes de uma mesma maneira. Fazer provas anteriores e conversar com professores ajuda muito, pois permite que o estudante conheça o que é cobrado - afirma Betover.