A Prefeitura de Santa Maria vai analisar as câmeras de segurança do ginásio para onde estavam sendo levadas as doações aos atingidos pelas chuvas. O objetivo é que, com as imagens, a prefeitura consiga ver se de fato houve tentativa de furto de donativos.
A secretária de Habitação, Magali da Rocha, que foi quem flagrou quatro pessoas tentando furtar roupas, suspeita que essas pessoas reservavam parte dos donativos e deixavam próximo ao lixo, para que pegassem depois. Magali suspeita que elas "guardavam" as caixas com o que queriam em um canto do ginásio.
As câmeras de segurança do Centro Desportivo Municipal (CDM) só filmam a parte de externa, de modo que não se pode ver o interior do ginásio, onde estavam as doações. No entanto, as câmeras filmariam o local onde ficam os lixos.
Quando Magali flagrou as pessoas, elas estavam com sacolas de lixo em direção à porta do ginásio. Dentro das sacolas, foram encontradas roupas com etiquetas, e os quatro deixaram de trabalhar no ginásio. Os números chegavam a 10,5 toneladas de agasalhos e cobertores, 7 toneladas de alimentos, 450 kits de limpeza, 2,6 mil pares de calçados e 400 colchões. Um total de 520 famílias já receberam as doações, e mais de 100 pessoas trabalharam como voluntárias.
As quatro pessoas são um servidor da prefeitura e outros três voluntários. A prefeitura ainda analisa a possibilidade de abrir uma sindicância para apurar o fato, mas o funcionário continua trabalhando na Secretaria de Esportes. Agora, apenas três pessoas trabalham no local.