Deputados estaduais do PT foram recebidos, na manhã desta sexta-feira, no Palácio Piratini, pelo governador José Ivo Sartori. A intenção, ao chamar Luiz Fernando Mainardi e Tarcísio Zimmermann para conversar pessoalmente, foi tratar dos projetos de lei que devem ser votados a partir da próxima terça-feira na Assembleia.
Votação de projetos polêmicos fica para os dias 15 e 22
Há pelo menos duas semanas, o governo vem tentando convencer a oposição a antecipar a votação do aumento de ICMS - e tem condicionado a medida à antecipação da análisa de outro projeto, o que amplia o uso dos depósitos judiciais e que poderia injetar, de imediato, R$ 1 bilhão nas contas do Estado.
- Foi uma longa conversa. O governador nos apresentou a sua visão sobre a situação do Estado e a justificativa para as medidas que vem tomando, e nós também apresentamos a ele a opinião de que a votação dos depósitos tem de ser apressada. É um erro do governo postergar a alternativa e deixar a crise chegar a tamanha profundidade. Isso prejudica a população e a normalidade do serviço público. Penso que o governador vai refletir sobre isso - disse Zimmermann.
O deputado também afirmou que ele e Mainardi informaram a posição do PT em relação ao projeto que prevê a criação de previdência complementar para os servidores e ao tarifaço.
- Temos disposição de fazer o diálogo, mas entedemos que o projeto enviado (da previdência) não envolveu nenhum diálogo. Pedimos para retirar a urgência. E também explicamos porque somos contra o projeto que eleva o ICMS - complementou Zimmermann.