Pelo menos nove migrantes sírios morreram no naufrágio de duas embarcações que haviam partido da cidade turca de Bodrum e tentavam chegar à ilha grega de Kos. O acidente ocorreu nesta quarta-feira, na costa da Turquia.
O primeiro barco, que transportava 16 pessoas, afundou em águas internacionais, segundo uma fonte da Guarda Costeira turca que pediu anonimato. A imagem de um policial turco carregando o corpo de uma criança, uma das nove vítimas do naufrágio, circulou entre os veículos de imprensa do mundo todo e virou símbolo do drama dos refugiados que tentam chegar à Europa a todo o custo.
Cerca de 3 mil migrantes resgatados pela Itália em um dia no mar
Mais de 4 mil migrantes chegam ao porto de Atenas
Ao ouvir os gritos dos náufragos, os agentes turcos atuaram rapidamente e conseguiram salvar três pessoas, mas também retiraram sete corpos da água. Outros seis passageiros estão desaparecidos.
No segundo barco estavam seis sírios que também tinham Kos como destino, mas a embarcação afundou perto de Bodrum. Duas pessoas foram resgatadas, duas morreram e outras duas estão desaparecidas.
Entenda a crise de migrantes e refugiados na Europa
Nesta quarta, a Guarda Costeira italiana resgatou 3 mil migrantes. Entre os resgatados estão 113 crianças, a maioria proveniente da Eritreia.
Há vários meses, pessoas procedentes da Síria, Afeganistão ou África tentam cruzar o mar Egeu para chegar às ilhas gregas, uma porta de entrada para a União Europeia (UE).
* AFP
Istambul
Nove migrantes sírios morrem afogados em tentativa de chegar à Grécia
Duas embarcações haviam partido da cidade turca de Bodrum e tentavam chegar à ilha grega de Kos
GZH faz parte do The Trust Project