João Derly é o primeiro deputado federal da Rede Sustentabilidade no Rio Grande do Sul. O ex-judoca trocou o PC do B pelo novo partido de Marina Silva, que negocia a adesão de outros parlamentares no Congresso.
Há 10 anos, João Derly conquistava o Mundial de Judô pela primeira vez
Derly é o quarto deputado que a Rede filia na Câmara. Ele entra na bancada que conta com o ex-petista Alessandro Molon (RJ), Miro Teixeira (RJ), ex-PROS, e Aliel Machado (PR), que também saiu do PC do B. No Senado, o novo partido se reforçou com Randolfe Rodrigues (AP), que deixou o PSOL.
Com a saída de Derly, o PC do B perde seu único deputado federal pelo Rio Grande do Sul. Bicampeão mundial de Judô, Derly foi convidado por Manuela DÁvila para se filiar ao partido. Em 2012, elegeu-se vereador em Porto Alegre com 14 mil votos. Dois anos depois recebeu 106 mil votos e conseguiu sua cadeira na Câmara dos Deputados.
- Foi uma decisão muito difícil. Tenho grande carinho pelo PC do B, que me convidou para entrar na política e garantiu a legenda para eu concorrer. Tenho muitos amigos no PC do B, mas optei por um novo projeto - disse o parlamentar a Zero Hora.
A troca de partido desagradou as principais lideranças comunistas no Estado. Em seu perfil no Twitter, a deputada estadual Manuela DÁvila criticou a decisão e se disse surpresa: "Depois de ter reafirmado sua permanência no partido, fui surpreendida pelo twitter c/ notícia da saída de João Derly do PCdoB", escreveu. Junto, Manuela desejou ao ex-colega "sucesso em seu novo caminho".
TSE autoriza registro do partido de Marina Silva
Em seu primeiro mandato de deputado federal, Derly estava insatisfeito e incomodado com a exigência de seguir a posição do partido em todas as votações importantes. Defendia respeitar suas convicções mesmo que elas não fechassem com o pensamento das lideranças do PC do B.
Em maio, o gaúcho e Aliel receberam uma advertência pública do PC do B porque ignoraram a orientação da legenda para aprovar a Medida Provisória que endureceu as regras de acesso ao seguro-desemprego. Os dois votaram contra a MP, que foi aprovada no Congresso, e ficaram irritados com o tom da reprimenda.
Os parlamentares também se queixavam de dificuldades no momento de acertar agendas para reuniões com o ministro Aldo Rebelo (Ciência e Tecnologia), que representa o PC do B no primeiro escalão do governo Dilma Rousseff.
Leia mais notícias
Derly e Aliel ficaram amigos em Brasília, costumam sentar próximos no plenário, discutem suas estratégicas políticas e foram procurados pela Rede. Aliel acertou sua filiação ao partido de Marina Silva e insistiu para que o colega seguisse o mesmo caminho. Derly recebia sondagens de Marina desde o ano passado, quando foi eleito. Com a formalização da sigla, o convite foi oficializado. Após dias de conversas, o deputado gaúcho acertou a troca de partido nesta segunda-feira. Nas próximas semanas, Derly trabalha com os novos colegas de legenda no Estado para organizar e fortalecer o diretório da Rede, que tenta atrair deputados estaduais, prefeitos e vereadores no Rio Grande do Sul.
O deputado federal divulgou uma nota no Facebook sobre a troca:
"Hoje tomei uma decisão política importante. Estou me filiando à Rede Sustentabilidade, somando-me a inúmeras lideranças nacionais na construção de uma força alternativa à polarização existente hoje em dia na política brasileira. Entendo que a Rede será um diferencial, como uma forma inovadora de construir um país com visão cooperativa e sustentável de sociedade.
Agradeço a oportunidade de ter me somado às lutas do Partido Comunista do Brasil. Refiro, em especial, a deputada Manuela D´Avila, que sempre tive como referência de liderança democrática e de boa política. Também agradeço aos deputados Juliano Roso e Raul Carrion e a vereadora Jussara Cony, que foi minha colega de bancada, no meu início na política, e com quem aprendi muito, e a todos os outros filiados.
Devido ao alinhamento irrestrito político, principalmente da bancada do PCdoB, ao governo federal, tomei essa decisão por divergir de diversas posições tomadas pelo governo com apoio incondicional da bancada do partido.
Agradeço o convite da Marina Silva para me unir a esse projeto de renovação da política brasileira, me juntando a nomes como a vereadora Heloísa Helena, os deputados federais Alessandro Molon, Miro Teixeira e Aliel Machado e o senador Randolfe Rodrigues.
Por fim, reitero meu compromisso com as sociedades gaúcha e brasileira de seguir na luta por uma sociedade mais justa e igualitária através de serviços públicos de qualidade, esporte, educação e direitos da juventude".