A revista americana Forward acaba de publicar uma reportagem sobre o Irã. O texto - nas palavras do autor, o jornalista americano Larry Cohler-Esses - é, de alguma forma, especial. "Fui o primeiro jornalista de uma publicação judaica, pró-Israel (embora não sempre pró-governo de Israel) a obter um visto de jornalista desde a Revolução de 1979", escreve o repórter. A própria trajetória de Cohler-Esses contém outro fator de interesse para o texto: ele viveu no Irã no final dos anos 1970 e testemunhou o início do desmoronamento do regime do xá Reza Pahlevi.
A reportagem de Cohler-Esses está longe de ser uma peça laudatória ao regime de Teerã. Distancia-se igualmente dos retratos demonizadores pintados no exterior por alguns comentaristas, iranianos ou não. Seu conhecimento da sociedade local permite-lhe discorrer com propriedade sobre o que mudou no país após 35 anos da revolução que levou os aiatolás ao poder.
Ele lembra da época em que lia poesia sufi do século 13 em companhia de amigos - e nota que, atualmente, as ordens sufis (ramo místico do Islã) sofrem "dura perseguição", assim como outros muçulmanos não xiitas. Também trata dos judeus iranianos - cerca de 9 mil a 20 mil indivíduos, a maior população do Oriente Médio fora de Israel: "uma comunidade bastante próspera e majoritariamente de classe média cujos membros não hesitam em caminhar pelas ruas de Teerã usando yarmulkes (solidéus)".
Leia as últimas notícias de Mundo
Leia todas as colunas de Luiz Antônio Araujo
Circulando pelo país, da tumba de Ciro, o Grande (em cujo reino, segundo a Bíblia, os judeus foram libertados do cativeiro na Babilônia), aos bazares de Teerã, Cohler-Esses fornece um nuançado retrato do Irã de hoje. Sua conclusão? "Longe do estereótipo de um Estado islamo-fascista, encontrei um dinâmico puxa-e-empurra entre um governo teocrático e seu povo frequentemente relutante e resistente".
Olhar Global
Luiz Antônio Araujo: cartas persas
Leia a coluna Olhar Global desta terça-feira em ZH
Luiz Antônio Araujo
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project