Em um ano marcado por novidades no formato, a Rádio Gaúcha mantém a liderança absoluta de audiência no meio rádio na Grande Porto Alegre, pela sexta vez consecutiva. Com 43.936 ouvintes por minuto, segundo levantamento do Ibope EasyMedia, a emissora busca aproximar cada vez mais o jornalismo da comunidade.
Um dos fatores determinantes para a liderança, além das transformações na programação, é o uso permanente das redes sociais em todas as atrações e pelos jornalistas e a reformulação do site, agora adequado à versão mobile.
- O rádio, além de companheiro, tem que ser útil. Temos que dar a notícia e mostrar como ela vai fazer diferença na vida das pessoas. Precisamos ajudá-las a terem seus direitos básicos respeitados. São os ouvintes que norteiam, cada vez mais, o nosso material jornalístico - analisa o gerente-executivo de Jornalismo, Cyro Silveira Martins Filho.
As mudanças na grade de programação revelam resultados positivos, refletindo na evolução da audiência nos respectivos horários. São os casos do novo Sala de Redação, do Esporte e Cia, do Estúdio Gaúcha e do Timeline.
Tradicional na Gaúcha, o Chamada Geral 1ª Edição conquistou 6.220 novos ouvintes por minuto, chegando a 86.739 ouvintes por minuto. O programa Esportes ao Meio Dia também apresentou crescimento: 8% em relação ao mês anterior, com total de 70.236 ouvintes por minuto.
No online, o site foi repensado para qualificar a apresentação dos conteúdos e a experiência na versão mobile. Os blogs receberam mais destaque, respeitando a nova marca e a paleta de cores. Informações sobre a dupla Gre-Nal estão mais valorizadas, com foco para áudios, vídeos e fotos. Os conteúdos locais da Gaúcha Serra, Santa Maria e Zona Sul ganharam uma área especial na plataforma. Maior facilidade também para o compartilhamento de notícias via Twitter, Facebook e WhatsApp.
Em julho, a emissora deu continuidade à campanha "Tem Novidade no Ar", lançando nova fase da ação com a mensagem "porque você precisa saber", marcada por spots no rádio e vídeos institucionais veiculados na RBS TV. A reformulação teve início em março, com mudança na identidade visual e as transformações na programação e no online.