Com o objetivo de chamar a atenção para as alterações climáticas da Terra nos últimos anos, uma fotógrafa alemã publicou em sua página no Facebook a imagem de uma ursa polar excessivamente magra, no Polo Norte.
Kerstin Langenberger, que costuma fotografar o ambiente das geleiras no verão do Hemisfério Norte, afirma em seu perfil que os ursos de Svalbard, na Noruega, estão morrendo de fome.
- Tenho visto ursos mortos e alguns morrendo de fome. Vi ursos à procura de comida, ursos tentando caçar renas, comer ovos de pássaros, musgos e algas. Muitas vezes eu vi ursas terrivelmente finas, e eram todas do sexo feminino - como esta aqui da imagem. Ela estava com o esqueleto à mostra, ferida na perna da frente, possivelmente por uma tentativa desesperada de caçar uma morsa enquanto estava presa na terra - escreveu Langenberger em seu Facebook.
For tourists and wildlife photographers, the main reason to come to Svalbard is to see polar bears. And yes, usually we...
A fotógrafa afirma ainda que ursos gordos são quase que exclusivamente machos e as fêmeas são escassas naquela região. As mudanças climáticas e o desaparecimento de geleiras colaboram com o desequilíbrio das espécies.
- Observo que os verões estão mais quentes, como nunca antes. Eu vejo geleiras recuando a cada ano e blocos de gelo desaparecendo em velocidade recorde - explica.
* Diário Gaúcho