Professores de Literatura de dois cursinhos pré-vestibulares de Santa Maria ingressaram com recurso pedindo a anulação de quatro das seis questões da disciplina no vestibular de inverno do Centro Universitário Franciscano (Unifra), ocorrido nesta terça-feira.
Divulgado o gabarito do vestibular de inverno da Unifra
Conforme o professor Escobar Nogueira, do Fóton, a prova tem duas questões iguais a de vestibulares de outras instituições. Além disso, outras duas questões, apesar de não serem copiadas, teriam sido baseadas em conteúdos disponiveis na Internet e uma estaria com a resposta errada.
Nogueira conta que, enquanto os professores faziam a prova, a outra professora desconfiou que já tinha lido a questão antes. Ela pesquisou na internet, e eles chegaram à conclusão da cópia das duas questões. A questão 39 seria igual a uma edição da prova da fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest). A questão de número 40 seria igual a da prova da Pontifícia Universidade Católica (PUC).
Ainda ontem, a professora que fez a pesquisa entrou com pedido de anulação das questões. Em contato com o "Diário", ela não quis comentar o fato e disse que aguarda resposta da instituição. O professor Escobar, na manhã de hoje, também entrou com o mesmo pedido.
Em nota, a assessoria de comunicação da Unifra informou que a questão número 40 foi anulada, porque entre as alternativas de resposta não haveria nenhuma correta. Leia na íntegra:
A Coordenadoria de Seleção e Ingresso do Vestibular do Centro Universitário Franciscano confirma a anulação da questão número 40, referente a prova do Vestibular de Inverno 2015. Conforme a banca examinadora, não há entre as alternativas nenhuma resposta correta. Em relação as demais questões, o gabarito está mantido.
Sobre os demais pedidos de revisão, o Centro Universitário Franciscano deixa claro que não há orientação explícita no edital do concurso que oriente os elaboradores da prova sobre o ineditismo das questões elaboradas.