A confirmação de mais um caso de meningite viral em Alvorada preocupou pais e alunos da Escola Municipal Paulo Freire. Um aluno do colégio está tratando a doença e não vai à aula há uma semana. Nesta sexta-feira, as aulas foram canceladas devido à comoção entre a comunidade.
De acordo com a assessoria de imprensa da Prefeitura de Alvorada, diversos alunos já haviam informado que não estariam presente na aula nesta sexta. A direção da escola, então, decidiu suspender as atividades, que serão retomadas na segunda-feira.
O tipo de Meningite que atingiu o aluno de Alvorada não é o mesmo que matou duas crianças em Cachoeirinha, na Região Metropolitana e em Dom Feliciano, no sul do Estado, nesta semana. Em Cachoeirinha, segundo a Secretaria Estadual da Educação, 14 escolas estão fechadas devido ao surto comunitário confirmado na região e não têm previsão para retomada. A paralisação foi definida em uma reunião na noite de quarta, entre a 28ª Coordenadoria Regional de Educação (Cre) e representantes da prefeitura. O principal foco de preocupação é o Bairro Jardim Betânia. O prefeito, Vicente Pires, decretou situação de emergência por 30 dias na cidade.
De acordo com levantamento da Secretaria Estadual da Saúde para a Rádio Gaúcha, o Rio Grande do Sul já registra oito óbitos em 2015. Até agora, já são 39 casos confirmados da doença bacteriana no Estado.
A prevenção é feita com a aplicação de vacina, disponível em unidades de saúde do Estado desde 2010.
Saiba mais sobre a doença
O que é
- Inflamação das membranas que revestem o encéfalo (parte do sistema nervoso central que abrange o cérebro, o cerebelo e o tronco cerebral) e a medula espinhal.
- Pode ser causada por vírus e bactérias.
- Há vários tipos de meningite meningocócica. Os mais comuns são A, B, C, Y e W.
Contágio
- As bactérias são transmitidas pela tosse ou espirro.
- O risco é maior entre aqueles que convivem com o doente.
Como evitar
- Lave bem as mãos e evite contato com secreções de outras pessoas.
- Não permaneça em locais fechados e de pouca ventilação.
Sintomas
- Virais: sintomas parecidos com os de gripes e resfriados.
- Bacterianas: incluem febre alta, vômitos, dores de cabeça e no pescoço.
* Diário Gaúcho