É com a mesma simplicidade de quem experimentou a vida de homem do campo que Jairo "Lambari" Fernandes chega aos 20 anos de carreira. E para dividir com o público as alegrias conquistadas ao longo da longeva trajetória artística, o cantor e compositor tradicionalista preparou um show especial para a ocasião. O espetáculo, que promete um passeio por duas décadas de composições, parcerias e prêmios, será apresentado na quinta-feira, às 20h30min, no Theatro Treze de Maio.
Nascido em Cacequi, onde trabalhava como peão de estância, Lambari enveredou pela carreira artística em 1994. Foi naquele ano que o músico participou da 14ª Tertúlia Nativista, em Santa Maria, e tomou ainda mais gosto por cantar as coisas do campo e do coração. Não demorou para que o romântico assumido começasse a colecionar prêmios em importantes festivais como Califórnia da Canção Nativa, Minuano da Canção e Ponche Verde. Em 2001, foi reconhecido também com o Troféu Revelação da Música Regional no prêmio Açorianos de música.
Na intimidade familiar da sala do apartamento onde mora, Lambari e sua produtora e mulher, Mariele Roesch Teixeira, preparam o show comemorativo. Conforme o músico, a apresentação trará um apanhado de seus três discos: De Flor e Luna (2002), Buena Vida (2004) e Cena de Campo (2011). Serão 24 composições, entre elas, Flor Madrugueira, Romance de Flor e Luna, Por Bendizer-Te - gravada com Sérgio Reis - e a inédita Sal da Tua Essência. O show contará ainda com uma cenografia composta por imagens do cantor, que foram reproduzidas em grafite pelo artista plástico pelotense Noé Cezar.
- É uma comemoração para reencontrar os amigos e cantar para aquelas pessoas que gostam do nosso trabalho e a quem a gente deve muito - comenta um empolgado e agradecido Lambari.
Prestigiado e com casa cheia
Nem mesmo o prestigio de ter suas composições gravadas por nomes como Joca Martins, Luiz Marenco, Padre Fábio de Melo e o ícone do cancioneiro de raiz Sérgio Reis, faz com que Lambari não sinta a apreensão natural de quem quer presentear seu público com o melhor de si. A preocupação que, segundo ele, vem se expressando por meio de um sonho recorrente, no qual o abrir das cortinas desnuda um teatro vazio, no entanto, não irá se concretizar. Na terça-feira, já estavam esgotados os ingressos para vê-lo cantando o universo cotidiano das pessoas do campo, no local onde mais se sente a vontade: o palco.
Jairo "Lambari" Fernandes: 20 Anos de Carreira
Com: Jairo Lambari (voz e violão), Luis Carlos Ranoff (baixo), André Gonçalves (violão), Lúcio Correa ( teclado), Pedrinho Monti (percussão), Joaquim Velho (acordeom) e Márcio Rosado (violão)
Quando: quinta-feira, às 20h30min
Onde: Theatro Treze de Maio (Praça Saldanha Marinho, s/nº). Fone: (55) 3028-0909
Quanto: esgotados