Por volta das 9h30min deste sábado um guindaste sobre a ponte Anita Garibaldi, em Laguna, começou a instalar os equipamentos que farão as medições de carga na estrutura. Um caminhão carregado também foi posicionado perto do vão central.
Especial: passeie pela Ponte de Laguna antes da liberação para o trânsito
Segundo o Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (DNIT/SC) o teste de carga consiste em uma carreta carregada com 45 toneladas que irá percorrer os 2.830 metros de extensão da ponte em diferentes velocidades e paradas simultâneas para que os instrumentos possam verificar as vibrações na estrutura. Os testes podem durar dois ou mais dias. Por volta das 14h20 o DNIT/SC não tinha a confirmação se os testes haviam começado.
Em entrevista, o prefeito de Laguna, Everaldo dos Santos falou sobre um impasse relacionado ao sistema de iluminação do local.
As obras do Consórcio Ponte de Laguna foram concluídas na última segunda-feira e operários trabalham agora nos acabamentos finais e acessos à estrutura. Segundo o DNIT/SC assim que todos os trabalhos forem finalizados a ponte estará pronta para ser inaugurada. O Ministério dos Transportes aguarda uma definição quanto a agenda da presidente Dilma Rousseff para marcar a data da solenidade.
A ponte Anita Garibaldi é um marco da duplicação e promete resolver um dos piores gargalos da BR-101 Sul.