Os tradicionais tapetes de serragem de Corpus Christi podem ser conferidos em Flores da Cunha entre esta quinta-feira e domingo. O trabalho para preparação das 26 toneladas do produto começou ainda em maio. A base dos tapetes foi colocada na terça-feira e os desenhos finalizados entre a noite desta quarta e madrugada de quinta. A tradição completa 51 anos na cidade.
Católicos se preparam para o Corpus Christi na Serra
Os tapetes foram confeccionados por 24 entidades, como escolas e associações. Alguns têm motivos religiosos, já outros lembram os 140 anos da imigração italiana no Estado, celebrados em 2015.
- Utilizamos cerca de 10 sacos de serragem, sabão em pó, pó de café, bolas de isopor coloridas e folhas de ciprestes - conta José Carlos Tronco, presidente do centro comunitário do bairro Aparecida, que auxiliou na confecção.
Pela manhã ocorre a missa de Corpus Christi. Às 13h30min, inicia a caminhada até o Eremitério Frei Salvador, com celebração eucarística e benção da saúde, dos pães e distribuição e das mudas de hortaliças e plantas. Durante todo o dia, haverá venda de produtos coloniais, vinhos, suco de uva e chocolate na área central.
Até a segunda-feira, as ruas Jonh Kennedy, Borges de Medeiros, Doutor Montaury e a Avenida 25 de Julho, ao redor da Praça da Bandeira, estarão fechadas por causa dos tapetes.