Durante o verão, quase nem é preciso recomendar cuidados com a pele. O sol e o calor intensos são um convite à hidratação e ao uso frequente de protetor contra os raios UVA e UVB. Curiosamente, água e filtro solar estão entre os primeiros conselhos dos especialistas para quem quer manter saudáveis a pele do corpo e do rosto também durante o inverno.
- A ingestão de água não interfere diretamente na hidratação da pele, mas é extremamente importante, nessa época do ano, que o organismo esteja hidratado. Nesse sentido, se organismo como um todo estiver em equilíbrio, a pele ficará com aparência mais jovem e saudável. Além da hidratação, de uma alimentação rica em vitaminas e antioxidantes, o uso do protetor solar não pode ser esquecido - ensina a médica dermatologista Raíssa Londero Chemello.
As condições climáticas dessa época do ano favorecem o ressecamento. A menor umidade do ar e as temperaturas mais baixas levam à diminuição na transpiração corporal, o que faz a pele ficar mais seca. Além disso, com o frio, as pessoas tendem a tomar banhos mais quentes e mais longos - o que reduz a oleosidade natural que mantém a umidade da pele. Por isso, nada de demorar no chuveiro ou de abusar de produtos que possam danificar a camada lipídica da derme:
- Evite banhos quentes e demorados e sabonetes em toda a pele. Recomenda-se que se use sabonete nas áreas que realmente possam produzir odor ou que não estejam limpas. O produto não deve ser aplicado nas demais áreas. O uso diário de esponjas, esfoliantes, panos e escovas também é contraindicado.
A médica recomenda que pessoas que têm peles secas usem cremes com alto poder de hidratação, como AC hialurônico para o rosto e ureia, no corpo. Peles oleosas não toleram esse tipo de produto, mas também devem receber hidratantes específicos.
Confira dicas para manter sua pele saudável até a primavera voltar.
Contra a caspa e as dermatoses
Reduzir a duração e a temperatura dos banhos pode diminuir as chances de surgimento de doenças causadas pelo ressecamento da pele, como as dermatoses e a caspa.
- Alguns fatores que favorecem o aparecimento dessas doenças são a xerose (pele seca), que torna a pele mais sensível, os banhos quentes e a depressão do sistema imunológico por outras infecções - diz a dermatologista Raíssa Londero Chemello.
A utilização incorreta de produtos de pele também pode favorecer o surgimento de doenças de pele. Exagerar no uso de sabonetes - ou mesmo pomadas para reduzir a coceira que a pele ressecada causa - pode piorar o quadro.
- Existem também aqueles que "inventam" ou seguem receitas caseiras, que num primeiro momento geram alívio do prurido, mas, na verdade, só perpetuam a situação. Isso no caso dos eczemas é bem evidente - diz Raíssa.
Com eczema, a pele fica extremamente ressecada e com áreas de vermelhidão e aspereza, sobretudo nos braços, pernas, e abdômen. É quando ocorrem as coceiras e a irritação.
- As crianças, com pele mais delicada, muitas vezes, também apresentam a que denominamos de dermatite atópica (erupções que coçam e apresentam crostas), que surgem em áreas de dobras: cotovelos, joelhos e pescoço. Há ainda a vermelhidão e o ressecamento das bochechas e coceira nos olhos - alerta a dermatologista Márcia Griecco.
Hidratação por dentro e por fora
Confira algumas dicas para manter a pele bonita e saudável na temporada mais fria:
- Beba no mínimo 2 litros de água por dia. Se você não é muito fã de água, divida a quantidade e alterne-a com a ingestão de chás claros ou de frutas.
- Evite banhos muito quentes e demorados.
- Abra mão de buchas e escovas, que agridem a oleosidade natural que protege a pele.
- Restrinja o uso de sabonete ao mínimo necessário.
- Use o hidratante logo após o banho. Se possível, com o vapor do chuveiro no ambiente, o que ajuda na penetração do creme.
- Aplique o produto com as mãos em movimentos suaves e circulares e massageie a pele até a total absorção do cosmético.
- Se sua pele for oleosa ou com acne, evite hidratantes comuns no rosto. Procure um dermatologista para indicar uma solução específica para o tratamento.
- Sensíveis, os lábios ressecam e podem até rachar em função do frio. Não abra mão de hidratantes labiais.
- Use o filtro solar diariamente.
Fonte: Sociedade Brasileira de Dermatologia
Alimentação contra as marcas do tempo
Para reduzir a incidência de doenças de pele e eczemas, a dermatologista Raíssa Londero Chemello recomenda critério com o que vai à mesa.
- A alimentação influencia no sentido de manter o organismo e o sistema imunológico equilibrados, o que, em última instância, ajuda a pele a resistir a essas doenças - diz.
A Sociedade Brasileira de Dermatologia recomenda o consumo de legumes, hortaliças e frutas, fontes de vitaminas (especialmente, a C) e minerais que neutralizam os radicais livres, prevenindo o envelhecimento da pele.
Rica em isoflavonas, substâncias que evitam o ressecamento e melhoram a elasticidade da pele, a soja é outro alimento que deve ser adicionado à dieta. Castanhas, nozes e amêndoas - que têm vitamina E, selênio e antioxidantes - também são aliadas da pele.
10 alimentos que fazem bem à pele
- Abacate - Tem vitaminas B3, que faz bem à pele.
- Acerola - Fornece a quantidade total de vitamina C necessária para um dia. Previne rugas e estimula a produção de colágeno.
- Amêndoas - A vitamina E dessa semente pode ajudar a prevenir o envelhecimento precoce.
- Batatas assadas com casca - Fornecem cerca de 75% da necessidade diária de cobre, mineral que, em parceria com a vitamina C e o zinco, produz elastina. A deficiência dela deixa a pele rígida e sem vida.
- Cogumelos - Contêm riboflavina, responsável pela manutenção e reparação da pele. Evita problemas como a rosácea.
- Gérmen de trigo - Oferece boas quantidades de vitamina B, fornecedora de biotina, vital para a saúde da pele.
- Linhaça - As sementes estão entre as principais fornecedoras de ômega 3, gordura essencial que mantém a pele saudável.
- Manga - Fornece mais de 80% da necessidade diária de vitamina A, que ajuda na renovação celular e evita o ressecamento.
- Queijo cottage - O selênio desse tipo de queijo combate os radicais livres, ajudando a prevenir o envelhecimento.
- Ostras - Ricas em zinco, ajudam a manter a pele livre de acne e auxiliam na produção de elastina, a proteína que mantém a elasticidade do órgão.
Fora, manchas!
O frio e a menor incidência de sol da temporada também favorecem a realização de alguns procedimentos que podem deixar a pele mais jovem e mais bonita.
- É uma boa época para realizar alguns tratamentos dermatológicos que requerem que o paciente evite a exposição ao sol, como peelings, tratamentos a laser etc - comenta a dermatologista Marinês Dias Ferrareto.
A exposição solar e as alterações hormonais podem determinar o surgimento de manchas, sobretudo em quem tem predisposição genética. Tratá-las, porém, exige avaliação prévia de um dermatologista que pode optar por agentes clareadores tópicos de uso contínuo, peelings químicos ou laser. Não existe uma regra. Muitas vezes, a associação de diferentes modalidades pode ser necessária. Após os tratamentos, mantenha cuidados redobrados na pele, que estará sensível.
- Os principais cuidados pós procedimentos, de um modo geral, são o uso intensivo dos hidratantes prescritos, o uso frequente do protetor solar e o retorno na consulta para reavaliação do resultado - diz a a dermatologista Raíssa Londero Chemello.
Veja, abaixo, alguns procedimentos que eliminam as manchas.
Época boa para...
Dermatologistas costumam recomendar a realização de procedimentos estéticos no inverno. Conheça alguns, mas não caia na tentação de fazê-los sem orientação médica.
- Peeling químico - Estimula a renovação celular e promove a esfoliação através de substâncias ácidas. Como resultado, a pele ganha mais brilho. Ideal para recuperação de peles manchadas pelo sol, com acne ativa e ou com cicatrizes, rugas finas, flacidez, pele envelhecida, olheiras e estrias.
- Luz intensa pulsada - Ideal para peles mais claras, usa uma luz com comprimento de onda específico para a área a ser tratada. Além de remover ou clarear manchas, combate sardas e pequenos vasos faciais e o envelhecimento precoce.
- Laser fracionado - O laser de CO2 fracionado remove manchas, suaviza rugas e aumenta a firmeza da pele. A luz atinge a camada mais profunda da pele, reestruturando as fibras de colágeno.
- Tratamentos despigmentantes - São as loções e os cremes clareadores à base de vitamina C.