A briga que ocorreu na madrugada da última quarta-feira, dia 3, no Muzeo Pub, no centro de Santa Maria, tem um novo capítulo. O delegado André Diefenbach, da Polícia Civil, entregou à Polícia Federal as investigações sobre o fato. Isso porque um policial federal, que não quer ser identificado, acabou se envolvendo na briga e foi agredido com uma garrafada.
- Como o policial federal aparece nas imagens (das câmeras de segurança) mostrando a carteira (a identificação de policial federal), a investigação ficará a cargo da Polícia Federal - explica Diefenbach.
O "Diário" teve acesso às imagens das câmeras de segurança. O primeiro vídeo, de dentro da casa noturna, mostra dois homens brigando e o policial tentando separá-los.
No segundo vídeo, aparece o policial correndo atrás de um terceiro homem, que teria dado uma garrafa no policial federal. Já na rua, o policial aponta a arma em direção ao homem, mandando-o deitar no chão.
Em entrevista ao "Diário" na última sexta-feira, o delegado da PF, Getúlio Jorge de Vargas, disse que já foi instaurado procedimento para analisar a conduta funcional do policial. Procurado novamente pelo "Diário" nesta terça-feira, o delegado reiterou que o tumulto está sendo investigado e que ainda é cedo para emitir qualquer opinião:
- Estamos ouvindo as testemunhas, estamos investigando. Qualquer juízo agora é prematuro e irresponsável - alega Vargas.
Além disso, o delegado da PF diz que só poderá declarar se o policial federal agiu de forma correta ou indevida quando a investigação chegar ao final:
- Não posso criar uma situação que ainda não existe. O que existe hoje é uma situação do policial como vítima - explica Vargas.
Ainda de acordo com o delegado da PF, o inquérito ficará a cargo do delegado Diogo Caneda dos Santos, também da Polícia Federal.