A chance de ter um emprego estável com um bom salário é tentadora e, por isso, a busca por uma vaga em concursos públicos é grande. Exemplo disso, é a grande concorrência para a seleção de servidores técnico-administrativos em educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Em dia 12 de julho, a instituição realiza a prova - são 16.252 inscritos para preencher 65 vagas. E para se dar bem e conquistar uma delas, é preciso atenção e preparação.
As vagas no concurso são para 21 cargos distribuídos nos quatro campi da instituição: Santa Maria, Cachoeira do Sul, Frederico Westphalen e Silveira Martins. O cargo mais disputado é o de técnico em assuntos educacionais, com 789 pessoas concorrendo a uma só vaga.
A estudante Dyenifer Martins Batista, 18 anos, é uma das candidatas que concorrem à vaga de assistente em administração. A jovem afirma que, além de fazer um curso preparatório, é preciso estudo diário.
- Faço cursinho, procuro provas na internet e estudo em casa. Me preparo bastante e sei que é possível - afirma a jovem.
Para a professora de legislação Karen Emília Antoniazzi Wolf, da CS Cursos e Concursos, a principal dica é criar uma rotina de estudos. Segundo ela, concursos deste tipo são muito procurados e, como o edital foi divulgado cerca de dois meses antes da data da prova, o período para estudo é curto, por isso, é necessário otimizar o tempo e criar uma rotina, dentro da carga horária disponível.
- Se o candidato tem apenas três horas para estudar por dia, ele precisa utilizar esse tempo de uma forma proveitosa e não matar nenhum dia. Quem deixou para estudar quando saiu o edital, precisa otimizar o tempo - afirma a professora.
Hora de exercitar
Os professores afirmam que, faltando um mês para a prova, os candidatos devem fazer exercícios e provas anteriores. Segundo eles, o ideal é realizar questões feitas pela Comissão Permanente do Vestibular (Coperves), já que é ela a responsável também pela prova desse concurso.
Confira, nos quadros, outras dicas que podem ajudar nos estudos e na hora da prova e preste atenção nos conteúdos que os professores acreditam que têm mais tendência a cair nas provas de 12 de julho.
O que você precisa saber
- Prova: 12 de julho de 2015
- Início: 14h
- Duração: 4 horas
- Chegue antes: No mínimo 30 minutos de antecedência
- O que levar: Caneta esferográfica de tinta preta e documento oficial de identificação
- Prova objetiva: 50 questões de múltipla escolha (Português, Legislação e Conhecimentos Específicos)
- Saída: Depois de uma hora e meia do início da prova
- Gabaritos preliminares: A partir das 20h do dia da realização da prova, em ufsm.br/concurso