Com a intenção de monitorar a situação de concessão privada dos parques gaúchos, a Assembleia Legislativa instaura nesta quarta-feira, a partir das 11h30min, a Frente Parlamentar em Defesa dos Parques Públicos Estaduais e do Zoológico de Sapucaia.
Assembleia gaúcha vai criar frente em defesa do Zoológico de Sapucaia e parques
A ação é resultado da Audiência Pública ocorrida no mês passado, quando representantes do governo estadual confirmaram que o Executivo deve ceder à iniciativa privada a parte comercial do Zoológico e explorar comercialmente as 23 Unidades de Conservação existentes no Estado.
Por que o governo quer privatizar o zoológico?
O processo está em tramitação na Secretaria Estadual de Planejamento e Desenvolvimento Regional, que estuda o melhor modelo econômico para a exploração comercial dos espaços.
A Frente será composta por deputados, representantes da sociedade civil, organizações não-governamentais (ONGs), entidades e movimentos sociais e acompanhará a situação dos parques por meio da análise de projetos, estudos e visitas técnicas. Também serão solicitadas audiências com as Secretarias de Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e de Planejamento.
A intenção, segundo os organizadores, é esclarecer as intenções do Executivo estadual, além de buscar explicações sobre documentos relativos aos processos de concessão.
- Os parque são patrimônios do povo gaúcho, e não deste governo, portanto, defenderemos na Frente e fora dela a manutenção de seu caráter público -, destaca o deputado Altemir Tortelli (PT), que junto com Manuela D'Ávila (PCdoB) é proponente da ação.
Serviço
O que: Instalação da Frente Parlamentar em Defesa dos Parques Públicos Estaduais e do Zoológico de Sapucaia
Quando: Quarta-feira, 1 de julho
Horário: 11h30min
Local: Salão Júlio de Castilhos, no primeiro andar do Palácio Farroupilha
Proponentes: Deputados Altemir Tortelli (PT) e Manuela D'Ávila (PCdoB)