Bandidos assaltaram na noite deste domingo uma agência do Banrisul no centro de Gravataí, na Região Metropolitana. Eles usaram maçarico para arrombar dois caixas. O valor levado não foi divulgado. Um suspeito foi preso. Os bandidos pintaram as câmeras de segurança para dificultar a visibilidade. A Brigada Militar fazia buscas na região. As informações são da Rádio Gaúcha.
Este é o sexto ataque a banco neste final de semana no Rio Grande do Sul. Entre a madrugada de sábado e este domingo, criminosos explodiram duas agências - uma em Dois Lajeados, no Vale do Taquari, e outra em Estância Velha, no Vale do Sinos - e arrombaram três terminais de autoatendimento - em Canoas, na Região Metropolitana, em Três Forquilhas, no Litoral Norte, e em Canguçu, no sul do Estado.
Com dinheiro de assaltos a bancos, quadrilhas compram armamento para ataques a carros-fortes no Estado
A ação mais violenta ocorreu na madrugada de sábado (veja foto abaixo), quando uma quadrilha fortemente armada mandou pelos ares uma agência do Branco do Brasil, no centro do município de Dois Lajeados. Bastaram 20 minutos para os criminosos apavorarem a população da cidade com apenas 3,4 habitantes. Por volta das 2h, os criminosos fizeram cinco detonações que praticamente destruíram o estabelecimento localizado na Rua Afrânio Hidalgo Lemos.
Viatura da BM foi crivada de balas pelos assaltantes (Foto: Divulgação: BM)
O segundo ataque com uso de explosivos ocorreu na madrugada de ontem, em Estância Velha. Por volta das 5h30min, moradores ouviram um forte barulho e chamaram a BM. Quando os brigadianos chegaram na agência do Sicredi, que fica na Rua João XXIII, bairro Rincão dos Ilhéus, encontraram os vidros quebrados e um caixa eletrônico aberto. Os ladrões não teriam conseguido levar dinheiro. A polícia busca imagens de câmeras de segurança dos estabelecimentos próximos para tentar identificar os criminosos.
Agências de outros três municípios tiveram caixas eletrônicos arrombados. Na madrugada deste domingo, em Canoas, quatro ladrões invadiram uma agência do Bradesco, na Avenida Santos Ferreira, no bairro Marechal Rondon. Eles abriram um buraco na parede dos fundos do banco, que fica ao lado de um terreno baldio. O objetivo era chegar ao cofre mas, segundo a BM, nada foi levado.
No sábado, em Três Forquilhas, o Banrisul na Avenida Professor Justino Alber Tietbohl, no Centro, foi alvo do segundo ataque de criminosos em menos de dois meses. Conforme a BM, os bandidos chegaram antes do fechamento da agência, que ocorre às 22h, e deixaram uma fita na porta para mantê-la destravada. De volta ao banco mais tarde, os homens colocaram uma lona preta na porta para não serem vistos. Eles fugiram levando uma quantia em dinheiro ainda não divulgada. Segundo a polícia, não havia câmeras no local. Em 30 de abril, a agência foi assaltada durante o horário de atendimento. Cinco homens fortemente armados renderam o vigia, funcionários e clientes, e fugiram levando dinheiro em um Duster branco.
Uma agência do Santander no centro de Canguçu, no Sul, também somou-se a conta dos estabelecimentos atacados. Ladrões usaram uma furadeira para abrir um equipamento de autoatendimento do banco na Rua General Osório, no Centro. Na manhã de sábado, um cliente que foi até o local percebeu o arrombamento e acionou a polícia. Segundo a BM, é provável que o arrombamento tenha sido realizado na madrugada e ainda não foi possível avaliar a quantia de dinheiro levado.
*Zero Hora