Sabe aquela sensação de barriga inchada após uma refeição? O problema pode ter origem no que você escolhe para colocar no seu prato.
A nutricionista Cristiane Spricigo explica que uma dieta saudável, rica em fibras e em alimentos que auxiliam na digestão, é o primeiro passo para fugir deste problemão.
Confira as dicas da especialista para não ficar com a barriga inchada!
1. Inclua frutas no cardápio
Uma das melhores frutas para ajudar no bom funcionamento do organismo é o mamão. Ele possui enzimas que quebram as proteínas e evitam a constipação. Para eliminar o excesso de sódio do corpo, alimentos ricos em potássio como a banana são uma boa pedida.
Outras frutas aliadas do sistema digestivo são o abacaxi, a melancia e o melão. Com função diurética, eles combatem a prisão de ventre, o inchaço, os gases, entre outros problemas.
- As frutas também ajudam a hidratar o corpo e eliminar as toxinas. Mas, além de consumi-las, é necessário ingerir bastante água, pelo menos, oito copos por dia. Na primeira semana, já é possível perceber a melhora - ensina a nutricionista.
2. É a vez dos vegetais
Não basta ser colorido, o prato também deve conter os vegetais que auxiliam no bom funcionamento do estômago e do intestino.
Abóbora, chuchu, abobrinha, cenoura, pepino, tomate e brócolis são excelentes opções. Folhas como alface, espinafre, repolho e couve também.
3. Grãos e sementes
Grãos integrais e sementes, além de nutritivos, são ricos em antioxidantes e fibras que ajudam o intestino a funcionar melhor. Quinoa, aveia, farelo de trigo, linhaça, girassol, chia e gergelim fazem a diferença na dieta de quem sofre com o inchaço abdominal e são famosos, inclusive, por ajudarem no emagrecimento.
- Como têm função desintoxicante, combatem o colesterol ruim e melhoram a glicemia, além de fortalecerem os ossos - completa a especialista.
4. Chás e sucos
Chás como de hortelã e gengibre têm função anti-inflamatória e facilitam a digestão. Preparar a bebida, associando gengibre, cravo e canela também tem efeitos termogênicos, acelerando o metabolismo e aumentando a queima de calorias. O mesmo é aplicado para o chá de hibisco, ilustrado na foto acima.
Sucos detox também são alternativas eficientes. Experimente esta receitinha: misture abacaxi, cenoura, gengibre, folhas verdes, hortelã e gelo.
5. Proteínas e carboidratos
Carnes magras são mais adequadas para evitar o inchaço no abdômen, principalmente, os peixes.
Também é aconselhável reduzir carboidratos como batata e mandioca, assim como os molhos.
Prefeira azeite e limão para temperar as saladas.
6. Rotina equilibrada
Praticar exercícios e dormir bem são essenciais para ter a qualidade de vida desejada.
- O bem-estar é resultado de um conjunto harmonioso de fatores. A dieta adequada faz diferença, mas vale ter em mente esse conjunto - explica a nutricionista.
Leia outras notícias do dia