Já foram anunciados os resultados do Dia do Desafio deste ano: mais de 110 mil pessoas pararam suas atividades para praticar exercícios físicos em Santa Maria. Como todo o ano, duas cidades - do mesmo porte - competem. Neste ano, Santa Maria venceu Porto Velho, em Rondônia, que contabilizou 63 mil pessoas.
Luis Alexandre Grings, coordenador do Dia do Desafio na região, comemora o resultado. Ele acrescenta que o Sesc, organizador do evento, mobiliza escolas, empresas, comércio e associações e por isso sempre registra um grande número de participantes:
- Com o tamanho da mobilização, o número ficou dentro do esperado. Se não tivesse aquela chuva no dia, poderíamos ter um número ainda maior.
Entre os 110 mil santa-marienses que participaram das atividades, três deles tiveram desafio em dose dupla: Marcos Davi Brandão Junior, 20 anos, Denilson Souza, 38, e Jari Pacheco da Silva, 46. Os três são cadeirantes e praticam diferentes modalidades de esporte. Marcos e Jari participaram da 2º Volta Ciclística.
Jari, usou uma handbike (bicicleta adaptada) que ele mesmo construiu. Foram alguns tombos durante os testes, até chegar na bicicleta ideal. Marcos ainda não tem a sua própria bike, por isso usa um emprestada de um amigo. Denilson, participou da corrida de rua e pratica o esporta há cerca de seis meses. Confira o vídeo com a preparação deles para o Dia do Desafio: