O secretário Chefe da Casa Civil, Márcio Biolchi, afirmou nesta terça-feira que o cenário das finanças públicas do Estado segue com "previsão de mau tempo" para o mês de maio e que o governo não tem como garantir o pagamento dos salários dos servidores, postura que vem se repetindo há pelo menos dois meses. As informações são da Rádio Gaúcha,
O secretário lembrou que as medidas adotadas pelo Executivo para contenção de gastos - corte de CCs e revisão de contratos - contribuíram para que a folha do funcionalismo fosse paga em março e abril. Porém, disse que seria "leviano" se comprometer com o pagamento em dia para o mês seguinte.
Como o governo do Estado se socorre com saques dos depósitos judiciais
Governo rebate críticas e destaca "trabalho e austeridade" como marca dos 100 dias
- Para o mês que vem também é uma previsão de mau tempo, sem muita perspectiva. A previsão não é boa, mas vamos fazer todos os esforços para que a gente consiga mais uma vez ultrapassar essas dificuldades. Agora não tem como dar garantia porque isso seria um ato leviano e o governo não vai protagonizar um ato de irresponsabilidade, em respeito ao cidadão e ao servidor público - afirmou em entrevista ao programa Gaúcha Atualidade.
Biolchi afirmou que o governo ainda não tomou uma decisão sobre a possibilidade de adiar os reajustes concedidos pelo governo Tarso Genro aos servidores da segurança pública. Porém, não negou que o assunto estivesse sendo discutido internamente pelo Piratini. O chefe da Casa Civil ressaltou que qualquer definição terá que ser "muito bem conversada" com os servidores.
Ouça entrevista:
- Não (batemos o martelo). Hoje a medida consolidada é que existe uma lei que foi aprovada por unanimidade na Assembleia e que reconhece o direito dos servidores do aumento salarial. Qualquer ação seria uma alteração desse cenário e deve ser muito bem justificada e muito bem conversada com os servidores - disse.
O governo do Estado estuda enviar à Assembleia Legislativa um projeto para prorrogar a vigência do calendário de reajuste salarial dos servidores da segurança pública. No cenário atual, os servidores receberiam o salário reajustado no dia 28 do próximo mês. Para que o reajuste não entrasse em vigor em maio, o projeto teria de estar aprovado na Assembleia até o dia 25.
*Zero Hora