Alimentar pombos nos parques e praças de Caxias do Sul é proibido desde 2013. Os pontos têm placas informativas sobre a regra, portanto, o aviso é claro. Só que centenas de aves não deixam o espaço frequentado por crianças e adultos porque há gente disposta a infringir a lei. A reportagem flagrou numa tarde da semana duas pessoas distribuindo comida aos bichos. A infração se encaixa na lista das quatro leis aprovadas há menos de dois anos e que não funcionam como se esperava na cidade.
O secretário municipal do Meio Ambiente, Adivandro Rech, justifica que várias pessoas receberam multas, mas isso não é suficiente.
Para tentar solucionar o problema, a Semma removerá os pombos para uma área verde. Essa operação já era para ter ocorrido, mas foi adiada por conta da matança recente de mais de 100 aves na Praça Dante Alighieri.
- Diminuiu a população de pombos. Se tirar agora de forma rápida, a tendência é de que a reprodução também se multiplique.
A retirada está programada para o início de maio. Sem as aves para alimentar, portanto, não haverá mais pessoas descumprindo a legislação.
Legislação ignorada
População estimula permanência dos pombos nas praças de Caxias do Sul
Diante do desrespeito à lei, remoção das aves é a única solução projetada pela prefeitura
Adriano Duarte
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project