Com seis patas flexíveis para se movimentar e empurrar objetos, uma formiga biônica foi desenvolvida por empresa alemã para trabalhar em fábricas do futuro. O robô inteligente, do tamanho de uma mão humana, imita o comportamento colaborativo dos insetos em linhas de produção ao executar tarefas em conjunto - assim como nos formigueiros.
A tecnologia criada pela empresa de engenharia Festo é exibida na Feira Industrial de Hannover, realizada nesta semana na Alemanha. A cada demonstração das formigas em movimento, o estande localizado em um dos pavilhões de automação industrial da feira é tomado por visitantes.
Impressas em 3D e repleta de sensores, as formigas biônicas poderão ser usadas como forçaa de trabalho em linhas de produção do futuro para executar tarefas complexas, que não podem ser realizadas por apenas um robô. Com câmeras acopladas na cabeça, conseguem identificar objetos que devem ser levados de um lugar para o outro de forma rápida e com baixo gasto de energia.
Em caso de objetos maiores, as formigas robotizadas trabalham de maneira colaborativa. A tecnologia recebe informações do ambiente por meio de sensores e se comunica com um sistema central usando uma rede de internet sem fio.
A Feira Industrial de Hannover vai até sexta-feira, quando mais de 200 mil pessoas de dezenas de países deverão passar pelos quase 30 pavilhões com lançamentos e inovações em automação industrial, energia, mobilidade, pesquisa, energia renovável e indústria digital. Neste ano, o número de expositores e recorde, cerca de 6,5 mil.
Uma missão brasileira com mais de 100 executivos, coordenada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), está presente na feira desde o começo da semana.
* A repórter viajou para a Alemanha a convite do Sebrae/RS