O governador José Ivo Sartori afirmou que é preciso criar um ambiente propício ao desenvolvimento econômico, para atrair empresas e aumentar a receita do estado. A declaração foi realizada durante a nona e última edição da Caravana da Transparência do Governo, realizada na noite desta quinta-feira em Caxias do Sul.
Durante a abertura do evento, Sartori disse que o governo vai se esforçar para manter em dia os serviços prioritários, como saúde, educação e segurança. Além disso, lembrou que as medidas de economia adotadas devem ser permanentes. Nos três primeiros meses de 2015, R$ 9,5 bilhões foram investidos no estado, muitos projetos iniciados em governos anteriores.
- A realidade financeira é grave, mas não podemos reduzir nossas esperanças. O medo não pode matar a sede de nossos ideais e vontades. O Rio Grande é de todos, por isso precisamos compartilhar essa realidade. Chega de vender ilusões. Seria desastroso frustrar mais uma vez os gaúchos dizendo aquilo que poderia ser feito e na verdade não temos condições de realizar - disse o governador.
A Caravana seguiu com o secretário estadual da Fazenda, Giovani Feltes. Integrantes do Cpers-Sindicato protestaram pelo pagamento do piso. Policiais civis e da Brigada Militar também realizaram manifestação durante o evento, pedindo nomeações.
O objetivo do evento é detalhar a situação das contas públicas, além de apresentar as medidas adotadas para enfrentamento da crise. Há ainda apresentação e debate das propostas dos Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes) locais para o Plano Plurianual (PPA).
Entre as medidas já adotadas pelo governo para atingir o equilíbrio financeiro estão redução nas despesas com horas extras, diárias, viagens, locações e novos contratos. O orçamento 2015 também foi reprogramado com a criação de cotas para despesas de custeio. A meta é economizar R$ 1,073 bilhão.
Política
Em Caxias do Sul, governador fala em atrair empresas e aumentar a receita
Sartori participou da última edição da Caravana da Transparência do Governo do Estado
GZH faz parte do The Trust Project