Durou cerca de 11 horas a nova mobilização dos caminhoneiros entre os quilômetros 22 e 25 da BR-101, em Três Cachoeiras. Ao contrários das paralisações de fevereiro, a da manhã desta quinta-feira foi pacífica e, no final, por adesão. Um dos líderes do movimento disse que "fica quem quer". Cerca de 500 profissionais haviam tomado as margens da rodovia, mas começaram a dissipar no final da manhã. Às 12h, o tráfego estava normalizado no trecho.
Caminhoneiros bloqueiam diferentes estradas do RS
"A gente tem que se unir", diz motorista em protesto na BR-470, em Veranópolis
- Cheguei a montar uma cozinha aqui na estrada porque achei que ia longe - disse o caminhoneiro Anderson Bernardes, que preparava um arroz com feijão quando recebeu a liberação para seguir viagem.
A maioria dos motoristas manteve contato com os donos das empresas pelo celular e foram orientados a não furar o bloqueio até o acordo entre as lideranças. Veículos leves trafegaram normalmente.
Conforme o chefe da Delegacia de Polícia Rodoviária Federal (DPRF), Alexandre Bergamaschi, não houve incidentes. O local, nos protestos de fevereiro, foi um dos principais pontos de mobilização nacional.
- Eles foram orientados a ficar em casa, já que o suporte, dessa vez, não seria grande - ressalta Bergamaschi.
Confira quais são os pontos bloqueados:
BR-101: Três Cachoeiras, no km 22
BR-386: Soledade, no km 243
BR-470: Veranópolis, no km 181
BR-285: Ijuí, no km 463
BR-472: Santa Rosa, km 155
BR-386: Frederico Westphalen, km 36
RSC-287: Venâncio Aires, km 67
Leia as últimas notícias do dia
* Zero Hora