Neste final de semana, acontece a décima edição da Romaria de Santo Expedito. A procissão já virou tradição na região central do Estado e costuma atrair cerca de 15 mil pessoas. De acordo com o padre Silvio Weber, a romaria surgiu depois que um fiel teve uma graça alcançada pelo santo. O homem, que morreu quatro anos após dar início à procissão, prometeu que construiria uma igreja em homenagem ao santo das causas impossíveis. Depois de cumprir a promessa, em novembro de 2004, o devoto sugeriu ao padre que fosse feita a procissão.
Em 2015, a romaria completa 10 anos e ocorre justamente no dia dedicado ao santo - 19 de abril. Mas a programação acontece também no sábado, com caminhada, bênçãos e celebrações religiosas.
No sábado, a partir das 7h, acontece a Caminhada dos Devotos. A concentração é em frente à Igreja Santa Catarina, no bairro Itararé, em Santa Maria. Os participantes seguem em caminhada pela estrada do Perau até a Igreja do Santo, em Itaara. Às 17h, vai ser realizada a missa da saúde.
Já no domingo, a procissão sai às 9h do Santuário Nossa Senhora de Lourdes. Nesse dia, são duas missas. Uma que ocorre por volta das 10h30min, logo após a chegada dos fiéis, e mais uma missa da saúde, às 15h. Durante todo o domingo, outras atividades estarão acontecendo na igreja, como bênção dos objetos e confissão.
Muitas graças alcançadas
A procissão de Santo Expedito percorre cerca de 18 quilômetros. Uma caminhada longa, mas que é enfrentada por milhares de fiéis. Maria de Azevedo Dutra conta que é muito devota ao santo. Em 2012, ela retirou um tumor da bexiga e hoje está curada. Para ela, a caminhada é sempre um momento para agradecer:
- Faço a caminhada com muita alegria e sempre agradecendo. A fé leva a gente muito além.
Já a aposentada Gilsonea Terezinha garante que acredita bastante no poder do santo. No mesmo ano em que a igreja foi construída, a aposentada esteve internada durante sete dias na CTI, por causa de complicações durante uma cirurgia na coluna. Desde então, a fé em Santo Expedito se intensificou.
- Naquele mesmo ano, teve a primeira Romaria pro santo, e eu e minha família fomos. Para mim, a fé é tudo. Nós somos muito devotos, estamos sempre indo à missa e pedindo graças para todos os parentes - conta.
As duas pretendem participar da procissão neste final de semana.