Funcionários de seis empresas do grupo Randon, de Caxias do Sul, aprovaram flexibilização de jornada. A medida foi acordada em votação com percentuais de aprovação que variam entre 86% e 98% dos funcionários. Com isso, eles não irão trabalhar por até cinco dias por mês em abril, maio e junho. A flexibilização atinge a Randon Implementos nas unidades de Caxias do Sul e São Paulo, Master, Suspensys, Castertech e JOST.
Pelo acordo, 50% das horas não trabalhadas serão descontadas e os outros 50 por cento serão abonados pelas empresas. Funcionários de outras duas empresas do grupo, a Randon unidade Chapecó e a Randon Veículos, também votam na quinta e na sexta-feira se aceitam adotar medida semelhante. As demais companhias do conglomerado, como a Fras-le e a Randon Consórcios, não serão afetadas pela redução de jornada.
Outros dois grandes grupos de Caxias do Sul, a Marcopolo e a Agrale, já estão flexibilizando horários a partir desse mês até maio por causa da retração das vendas. As empresas justificam que vão evitar demissões em massa com a medida.
:: As empresas que adotarão a medida são:
Castertech - 94,42% de aprovação
Randon S.A. Implementos e Participações - 87,60% de aprovação
Randon S.A. - Divisão Holding - 98,87% de aprovação
Suspensys - 90,44% de aprovação
JOST Brasil - 89,25% de aprovação
Master - 86,81% de aprovação
Randon - unidade Chapecó (Brantech) - realizará a votação no dia 26 de março.
Randon Veículos - realizará a votação no dia 27 de março.