O prefeito José Fortunati confirmou, na tarde desta terça-feira (17), que Carlos Henrique Casartelli deixará a Secretaria Municipal da Saúde. Segundo o chefe do Executivo, o pedido de afastamento foi do próprio secretário em novembro. No entanto, ele teria aceitado pedido para permanecer à frente da pasta.
"Sou a favor do debate interno com toda a radicalidade, mas isso não pode aparecer publicamente. A partir do momento em que isso acontece, eu resolvi aceitar o pedido de demissão", relata, comentando sobre as críticas públicas realizadas por Casartelli nas redes sociais referentes a cortes de recursos para a Saúde.
Questionado se já há algum nome indicado para assumir o posto, Fortunati desconversou.
“Estou conversando com diversas pessoas, mas ainda não tomei a decisão”, relata, descartando o nome do vereador Thiago Duarte (PDT), que já manifestou desejo de assumir a Secretaria.
A informação foi confirmada em meio à apuração das notas das escolas de samba do carnaval de Porto Alegre, no Complexo Cultural do Porto Seco.
Discussão
Na segunda-feira (16), Casartelli usou seu perfil no Twitter para criticar a demora dos repasses da Secretaria Municipal da Fazenda para o custeio do dia a dia da sua pasta. Ele citou, principalmente, a compra de material e a contratação de pessoal. Relatou, ainda, que as reclamações foram realizadas em um momento de impulso, mas que não se arrepende de tê-las feito. Quanto à atuação no órgão, Casartelli exaltou a ampliação das equipes de saúde da família e de saúde bucal, além da atenção à saúde mental, mas também criticou.
"Espero que o próximo secretário continue com nosso planejamento, que é de melhorar a assistência farmacêutica. Porto Alegre está devendo na assistência farmacêutica", diz.
Casartelli é o primeiro suplente do PTB na Câmara de Vereadores e, como Humberto Goulart está licenciado - à frente da Secretaria Municipal de Indústria e Comércio (Smic) - ele deve assumir uma cadeira na Câmara. Nesse caso, quem deve deixar o Legislativo municipal é Alceu Brasinha, segundo suplente da sigla.
Declarações
Em relação às declarações do agora ex-secretário, José Fortunati disse considerar normal esse tipo de reclamação, já que todas as Secretarias pressionam a Fazenda para a agilização na liberação de repasses. Ainda assim, ele defendeu as decisões econômicas do seu governo.
"Tensões são normais. Obviamente eu compreendo que o Casartelli vive as maiores tensões por que a área da Saúde é a área mais complexa, mas eu tenho a convicção de que a área da Fazenda também tem que fazer a sua parte, caso contrário, há uma explosão dos gastos e, infelizamente, depois, quando terminamos o ano no déficit que acaba pagando o pato é a cidade como um todo".
Ouça