Líder de mercado na Região Sul, o Grupo RBS obteve a segunda posição no ranking dos mais premiados grupos de comunicação do Brasil, coordenado pelo informativo Jornalistas & Cia. Com 16.430 pontos, ficou atrás apenas do Grupo Globo, que alcançou 30.415, e à frente do Grupo Folha, o terceiro colocado, com pontuação de 11.910.
Para fazer o ranking, o Jornalistas & Cia avalia anualmente as premiações jornalísticas conquistadas por profissionais de cada veículo de imprensa, atribuindo pesos a cada uma com base em critérios como prestígio e concorrência.
- Esse destaque só reforça nosso compromisso com o jornalismo, que marca a trajetória do Grupo RBS desde a sua criação, em 1957. Estamos vivendo um momento de intensas mudanças na comunicação e no comportamento do consumidor, e temos a percepção de que é preciso compreender e estar cada vez mais próximos dos leitores, ouvintes, telespectadores, internautas e anunciantes para apresentar soluções inovadoras que os satisfaçam - afirmou o presidente- executivo da empresa, Eduardo Sirotsky Melzer.
Além do investimento de cerca de R$ 120 milhões em seus veículos de mídia impressa, o Grupo RBS está preocupado em aplicar novas ideias em seus produtos, alinhadas aos desejos do consumidor.
O jornal Zero Hora, principal título impresso da empresa, completou 50 anos em maio passado e realizou profunda reformulação editorial, gráfica e de marca. O ciclo de reposicionamento e transformação se espalha pelos demais jornais, sob a coordenação de profissionais contratadas recentemente: Andiara Petterle, vice- presidente de Jornais e Mídias Digitais, e Flavia Moraes, que assumiu a diretoria-geral de Inovação e Linguagem.
A Zero Hora é o veículo do Grupo RBS com maior número de premiações na empresa. Indicado ao Prêmio Caboré 2014 na categoria Veículo de Comunicação - Produtor de Conteúdo, o jornal de maior circulação da Região Sul obteve, nos últimos três anos, as maiores premiações de sua história, incluindo o Prêmio Esso de Reportagem em 2012, o Grande Prêmio Esso de Jornalismo em 2013 e, em 2014, mais um Esso Regional.