* Rádio Gaúcha e Zero Hora
Os temporais que atingiram o Rio Grande do Sul entre a noite desta terça-feira e a tarde de quarta-feira chegaram a deixar 113 mil clientes sem energia elétrica no Estado. Às 23h desta quarta, esse número havia caído para 42,6 mil nas áreas das três concessionárias responsáveis pelo abastecimento.
Na área da Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE), apenas 2,6 mil consumidores sem o serviço na Região Metropolitana.
Mais cedo, conforme a CEEE, os bairros mais afetados na Capital foram Santa Teresa, Tristeza, Cavalhada, Belém Novo, Hípica e Restinga. Segundo o Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae), a falta da luz também causou desabastecimento de água na Zona Sul.
Leia mais notícias sobre chuva
Confira as últimas notícias de Zero Hora
De 40 mil clientes da AES Sul afetados, 30 mil continuavam sem luz, conforme última atualização da empresa, na região de Novo Hamburgo e São Leopoldo. Na área da RGE, 10 mil permaneciam sem luz no Alto Uruguai, no Planalto Central e na Serra.
Outros transtornos
O mau tempo também fez um avião da empresa Gol, que vinha de Santa Catarina, arremeter duas vezes no Aeroporto Salgado Filho. A aeronave, que deveria pousar às 16h40min, acabou retornando para Florianópolis, e tem nova previsão de chegada na Capital às 19h10min.
No trânsito, a chuvarada deixou pelo menos cinco pontos de alagamento, conforme a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC). Não houve queda de árvores.
Desabamento de parede deixou oito feridos
Pelo menos oito pessoas ficaram feridas depois da parede de uma obra desabar na Avenida Independência, no centro de São Leopoldo, na tarde desta quarta-feira. Elas foram socorridas e devem ser encaminhadas ao Hospital Centenário, nenhuma em estado grave.
De acordo com os bombeiros, a parede desabou após o início da chuva, por volta das 16h50min. A estrutura caiu em cima do telhado de uma loja de telefonia, que também desabou.
Veja a chegada da chuva no timelapse feito pelo fotógrafo Omar Freitas: