Voltou a ser ocupada a galeria C do módulo 2 da Penitenciária Estadual de Santa Maria (Pesm), nesta quinta-feira. O espaço havia sido esvaziado, no mês passado, para receber 40 detentos do Presídio Central de Porto Alegre. Agora, a ocupação do local ocorre com base em uma decisão judicial, recente, da Vara de Execuções Criminais (VEC) de Santa Maria. Em decorrência desse desdobramento, as celas voltaram a ser ocupadas por presos da penitenciária da cidade.
A decisão judicial levou em consideração um relatório feito pela Delegacia Regional da Superintendência de Serviços Penitenciários (Susepe), que fez um levantamento após tumulto entre presos e agentes em outubro. À época, quatro agentes ficaram feridos em uma briga com apenados
No entendimento da Susepe, o incidente expôs que a casa penitenciária não apresenta segurança necessária para receber mais presos. Além do que, a Susepe ainda alega que há déficit de servidores para comportar uma demanda maior de presos vindos de Porto Alegre. O juiz entendeu que o recebimento de presos da Capital traria risco à segurança da Penitenciária Estadual de Santa Maria.