A mãe de Tarso Genro, Elly Herz Genro, teve o corpo enterrado na manhã desta quinta-feira (13) em Santa Maria. Ela morreu aos 93 anos, nessa quarta-feira, por complicações causadas pela idade avançada. Familiares, amigos e autoridades acompanharam a cerimônia no Cemitério Santa Rita.
Elly foi internada há cerca de três semanas no Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Ela nasceu em São Pedro do Sul, na Região Central do Estado, e foi casada com Adelmo Simas Genro, falecido em 2003, com quem teve seis filhos. Adelmo era político, advogado e professor.
O casal se conheceu em Santiago e morou em São Borja antes de se mudar a Santa Maria, no início dos anos 50, onde os filhos foram criados. Elly acompanhou a formação e o desenvolvimento de três gerações de políticos, incluindo Luciana Genro, que é filha de Tarso e que concorreu à presidência da república nas eleições deste ano.
Luciana acompanhou a cerimônia, junto com o governador, que cancelou as atividades agendadas para a quarta e a quinta-feira. Na terça-feira, nasceu Felipe, filho de Vanessa e neto de Tarso.