A prefeitura de Santa Maria espera até o fim do ano ter uma sinalização do Ministério Público (MP) para poder fazer uso do prédio da Avenida Rio Branco, que está abandonado há mais de quatro décadas. Para a próxima segunda-feira (20), engenheiros e técnicos da Fundação de Ciência e Tecnologia (Cientec) darão início a uma análise técnica e estrutural do prédio. A intenção é saber se o prédio está em condições de ser utilizado. A ideia é concluir o prédio até 2016, ano em que se encerra a atual administração. Prédio iniciado em 1962 e interrompido na década de 70 está abandonado há 44 anos.
O resultado do trabalho da Cientec deve ser conhecido em, no máximo, 60 dias. Após isso, a prefeitura encaminha o laudo ao MP que dirá se o prédio poderá ser ocupado ou não pelo Executivo.
O governo municipal já conta com um projeto arquitetônico de finalização do prédio e, igualmente, de disposição das secretarias que ficarão no prédio. No processo encaminhado pela prefeitura ao MP, o Executivo sinaliza para um interesse da Caixa Econômica Federal para fazer uso do térreo do edifício. Segundo a procuradora-jurídica do município, Anny Desconzi, há, inclusive, uma sinalização por parte do banco para a liberação de uma linha de financiamento para a conclusão do prédio – estimada em R$ 13 milhões.
Após feito, laudo será encaminhado ao MP
O último laudo do prédio é de 2010. À época, foram emitidos laudos do Ministério Público (MP), da própria Cientec e de mais dois engenheiros Eduardo Rizzatti e Paulo Jorge Sarkis – todos apontaram para o não comprometimento da estrutura do prédio.
Há duas semanas, o prefeito Cezar Schirmer (PMDB) e a procuradora-jurídica estiveram no prédio.