O prefeito de Porto Xavier vai decretar situação de emergência na manhã desta sexta-feira (3) devido aos estragos provocados pela chuva que atingiu a região. Os municípios de Santo Cristo e Santa Rosa, também localizados no Noroeste gaúcho, tomaram a medida na quarta-feira (1).
De acordo com a Defesa Civil de Porto Xavier, 75 residências foram atingidas com inundações devido à cheia do Rio Uruguai. Mais de 220 pessoas foram afetadas. O prefeito da cidade, Paulo Sommer, disse que além da inundação, o transporte público também foi afetado.
“Foi a chuva torrencial de 340 milímetros em 30 horas que danificou todas as estradas do município, bueiros e pontilhões. O que não tinha sido levado na outra chuva, levou agora. Então estamos com o transporte escolar paralisado em várias áreas. Há locais onde não passa ônubus devido a buracos que abriram nas estradas. Então, com isso, nós estamos decretando estado de emergência a partir de hoje para que possamos, então, reparar o dano que causou essa grande chuva”, explicou o prefeito.
As balsas de Porto Xavier e Porto Mauá permanecem desativadas. O nível do Rio Uruguai está acima do normal, o que prejudica a prática do serviço.