Lasier Martins foi eleito novo senador do Rio Grande do Sul na noite deste domingo (5). Com 100% dos votos apurados, o candidato obteve 37,43% dos votos válidos (excluídos brancos e nulos) e já não podia mais ser alcançado por Olívio Dutra (PT), que totalizava 35,31%.
Acompanhe a apuração dos votos em tempo real
De selfie na urna ao voto dos candidatos: veja fotos da eleição
Pedro Simon (PMDB) finalizou a votação com 16,08% dos votos; Simone Leite (PP) teve 10,58%; Júlio Flores (PSTU) 0,39%; Ciro Machado (PMN) 0,12%; Gold (PRP) 0,10%.
Aos 72 anos, Lasier disputou pela primeira vez um cargo público. Formado em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), exerceu a profissão por 20 anos. Mas foi no jornalismo que se notabilizou.
Começou a trabalhar em rádio aos 16 anos, na cidade de Montenegro, e atuou por quase três décadas no Grupo RBS - onde foi repórter, apresentador e comentarista. Também trabalhou em veículos da Empresa Jornalística Caldas Júnior, de Porto Alegre.
Nascido na cidade de General Câmara, é divorciado e vive uma união estável com a jornalista Janice Santos. Tem quatro filhos do primeiro casamento: Marla, Luana, Karina e Lasier Junior. Filiado ao PDT desde 2013, foi eleito pela coligação “O Rio Grande Merece Mais”, que reúne PDT, PSC, DEM, PV e PEN, tendo como suplentes Christopher Goulart e Adilson dos Santos.