O fechamento da emergência do Hospital de Clínicas para obras aumenta a sobrecarga do maior serviço de urgência de Porto Alegre. Já operando acima da capacidade, a emergência do Hospital Conceição teve um acréscimo de 15% no número de pacientes entre segunda-feira passada e hoje (20). Segundo dados repassados pela assessoria de imprensa da instituição, a lotação passou de cerca de 110 pacientes para 124 no começo da tarde desta segunda. A capacidade do hospital nesse setor, no entanto, é de 64 leitos.
A emergência do Hospital Conceição é uma das alternativas aos pacientes que buscavam o Clínicas para atendimentos. Além dela, a Unidade de Pronto Atendimento Moacyr Scliar, na zona norte, também atende aos casos urgentes. Nessa tarde o tempo de espera chegava a duas horas.
O aumento na demanda de pacientes também é verificado na emergência SUS do Hospital São Lucas, da PUC. Lá, onde a capacidade é de 26 vagas, 49 pacientes eram atendidos nesta tarde. Na segunda-feira passada, o número não passava de 30. O acréscimo, no entanto, segundo a administração não pode ser associado diretamente ao fechamento da emergência do Clínicas, já que a unidade opera sempre acima da capacidade. O atendimento está restrito a casos graves.
Outra opção para os pacientes é a emergência SUS da Santa Casa. A unidade, no entanto, está com o atendimento restrito, justamente em função da superlotação. Nesta segunda, 41 pessoas eram atendidas em um espaço que dispõe de 26 leitos. Apenas casos graves são atendidos da instituição.
O secretário-adjunto da Saúde de Porto Alegre, Diego Leite, admite que os problemas de superlotação, já existentes nas emergências da Capital, possam ter sido agravados pelo fechamento do setor do Clínicas. Ele afirma, no entanto, que as equipes de trabalho das Unidades de Pronto Atendimento podem ser reforçadas nos próximos dias, caso a sobrecarga se agrave. "Sabemos que a superlotação aconece por diversos fatores e não apenas um. Hoje foi o primeiro dia e vamos acompanhar nos próxios. Se houver necessidade, podemos reforçar as equipes, sim", afirma
O fechamento da emergência do Hospital de Clínicas acontece para as obras de ampliação da instituição. A restrição vai até o dia 04 de novembro. Nesse tempo, quase duas mil pessoas serão afetadas.