As vacas Florzinha e Melissa tornaram-se as melhores amigas dos 150 alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Santa Rita de Cássia, em Nova Santa Rita, a 30km de Porto Alegre. Assim como elas, outras 18 conquistaram durante os recreios a atenção dos 4,1 mil estudantes das 13 instituições da rede municipal de educação da cidade. O curioso é que todas as vacas são mudas, imóveis e de madeira. Elas fazem parte do projeto Vaca Parada, criado há dois meses pela Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura.
Fabricadas pelos funcionários da prefeitura, as vaquinhas em branco e preto surgiram de uma proposta da educadora Carmem Becker, que percorre as escolas da cidade ensinando a cultura gaúcha.
- Muitas crianças das zonas urbana e rural gostam de brincar de laço em casa, usando animais feitos com cabo de vassoura. A lida campeira faz parte da cidade. Por isso, decidimos levar esta parte da cultura para a escola. É uma forma de manter viva a nossa tradição - conta Carmem.
Cultura gaúcha
Vaca parada anima o recreio em escolas de Nova Santa Rita
Alunos de escolas municipais divertem-se no recreio brincando de laço. Projeto custou só R$ 160 aos cofres da prefeitura.