O município de Jaguari, na Região Central do Estado, registrou a média mensal de chuva em apenas 24 horas. De acordo com a Defesa Civil, choveu 180 mm na cidade nesse intervalo. A média para o mês de julho é de cerca de 150 mm.
O Rio Jaguari chegou a ficar 9,85 metros acima do nível normal. Na tarde desta quinta-feira (24), o rio baixou para nove metros. Conforme a prefeitura, somente dez casas sofreram alagamentos e duas famílias saíram de casa.
Em Santa Cruz do Sul, no Vale do Rio Pardo, o Rio Pardinho chegou a ficar quase sete metros acima do nível normal. Somente na terça-feira (23), choveu 100 mm no município. A Defesa Civil monitora a situação no Bairro Várzea, que fica próximo ao rio. A água ainda não atingiu as residências.
Na Região Metropolitana, o Rio Gravataí extrapolou em 3,55 metros o nível normal, mas não causou a retirada de famílias. Em Porto Alegre, choveu 94,4 mm no Bairro Jardim Botânico em pouco mais de 24 horas. A média mensal é de 121,7 mm.
A Defesa Civil e o Centro Integrado de Comando e Controle (Ceic) monitoram o nível do Guaíba, principalmente na região das ilhas. Às 15h, o Guaíba estava em 2,08 metros no Cais do Porto. O nível normal fica entre 0,8 a 1,4 metros.