Cinco índios foram presos por suspeita de assassinato de dois agricultores em Faxinalzinho. Entre os detidos está o cacique da reserva de Votouro, Deoclides de Paula. Os mandados foram cumpridos pela Polícia Federal na tarde desta sexta (9) durante reunião de diálogo entre representantes dos indígenas e agricultores, que acontecia na área urbana do município. Além disso, outras duas pessoas foram detidas e foram liberadas ainda na noite desta sexta-feira (09).
Os mandados de prisão foram cumpridos pela Delegacia da Polícia Federal de Passo Fundo, para onde estão sendo levados os presos. O efetivo da PF e da Brigada Militar foi reforçado no município. O encontro desta tarde foi o primeiro a reunir índios e produtores rurais desde as mortes de Anderson e Alcemar de Paula, no dia 29 de abril.
Temendo retaliações diante das prisões, a prefeitura decidiu adiar o retorno dos estudantes à sala de aula para o dia 23 de maio, após reunião prevista para ocorrer no Ministério da Justiça em Brasília. As aulas estão suspensas há mais de uma semana desde que os ânimos entre índios e agricultores ficaram exaltados em função da demarcação de reserva indígena na região.
Após as prisões, o secretário de desenvolvimento rural, Élton Scapini criticou a forma de atuação da Polícia Federal. "Justamente no momento em que estavamos construíndo um diálogo, ocorre esta ação que consideramos inoportuna".