Em oito meses de trabalho, as duas empresas contratadas para a realização dos Planos de Prevenção Contra Incêndio (PPCIs) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) conseguiram a aprovação de apenas um projeto junto ao Corpo de Bombeiros. De acordo com a instituição, a demora na elaboração dos projetos está diretamente ligada às exigências necessárias e aos ajustes realizados para a elaboração correta dos planos.
O fato dos projetos se referirem a prédios já existentes e em uso também estaria retardando a criação dos PPCIs. O pró-reitor adjunto de infraestrutura, Benoine Luiz Poll, afirma que apenas o prédio do Hospital Veterinário da UFSM teve o PPCI aprovado, em caráter de urgência. A expectativa da universidade é de que nos próximos dias cerca de 20 planos sejam aprovados.
O prazo das duas empresas que trabalham na confecção dos projetos encerra em setembro. A partir dai, uma terceira contratada assumirá os planos, junto com servidores da UFSM. A contratação, no entanto, está prevista já para julho, a fim de agilizar o andamento do processo. O edital deve ser lançado no começo do mês que vem.
Os PPCIs dos cerca de cem prédios estão sendo elaborados desde setembro de 2013. Em janeiro, a UFSM previu para julho deste ano o término dos trabalhos. No entanto, agora a meta é concluir os PPCIs até o final de 2014. Além da empresa que fará a elaboração dos projetos, profissionais da própria instituição irão auxiliar nos planos de prédios menores e de menor complexidade.