A Concepa ainda não foi comunicada oficialmente da decisão do Governo Federal de participar do financiamento da obra que vai estender a 4ª faixa da Feeway. Segundo o engenheiro da empresa Fábio Hirsch, quando isso ocorrer as obras poderão começar imediatamente. Num primeiro momento, até que o material necessário chegue para a sequência dos trabalhos, será feita a limpeza do terreno e a retirada de placas. Pelo projeto da concessionária, serão mais 19 km com quatro faixas, entre o acesso da BR-448, em Porto Alegre, e a RS-118, em Gravataí. A obra deve durar dois anos. A ampliação será feita nos dois sentidos, com as novas pistas no canteiro central. Além disso, serão mais três alças de acesso e um viaduto. Fábio lembra que a obra foi motivada em razão do sucesso da liberação do trânsito no acostamento da Freeway durante a alta temporada de verão entre Osório e Santo Antônio da Patrulha.
"Nesse trecho a mobilidade fica complicada em dias e horários de pico e com essas obras tende a melhorar", destaca Hirsch.
Os 19 KM de rodovia ampliada se somarão aos 2,6 KM já concluídos entre a Avenida Castelo Branco e a Rodovia do Parque, em Porto Alegre. O projeto é o mesmo, apenas foi desmembrado. A proposta foi protocolada em outubro passado na Agência Nacional de Transportes Terrestres. Segundo a Concepa, existem três opções para pagamento dessa obra estimada em R$ 160 milhões. Uma é o aporte de recursos pelo Governo Federal; a outra a prorrogação do contrato de concessão, que termina em julho de 2017; e por último, o aumento de tarifa. A Concepa administra a Freeway desde 1997.