O Brasil teve dois dos dez maiores apagões de energia elétrica do mundo. O dado foi divulgado pelo presidente do Instituto Acende Brasil, Claudio Sales, que alertou para a possibilidade de novos eventos do tipo no país. Em entrevista ao Gaúcha Repórter, Sales destacou que embora o sistema de distribuição de luz nacional seja interligado e tenha capacidade de levar energia até pontos distantes e fazer interligações de diversas naturezas para aumentar a segurança, um apagão foi registrado nessa terça-feira (4).
"O apagão em larga escala vem em um momento em que setor elétrico está apreensivo, em que temos tido recordes de consumo e o serviço tem continuado a ser prestado graças ao acionamento intensivo do parque termelétrico e à transferência de grandes blocos de energia entre as regiões".
O presidente do Instituto Acende Brasil, Claudio Sales, alertou para a necessidade de investimento em segurança do sistema de distribuição de energia para evitar novos apagões no país.
"A menos que as correções estruturais não sejam feitas, nosso risco aumenta de termos esse problema. É importante que o governo faça uma mudança de rumo, buscando eficiência e dando incentivos objetivos para que as empresas façam investimento em segurança, dando ao consumidor a informação transparente sobre o curso de energia, para que indivíduos e empresas possam administrar o seu gasto de energia".
Ouça a entrevista