Os estudantes e funcionários da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) receberam uma surpresa: uma dupla de tucanos apareceu no campus da faculdade e chamou a atenção de todos não só pela beleza, mas também por ser um animal raro de se encontrar em espaços urbanos. As janelas do prédio da reitoria contam quase todos os dias com a presença dos animais, que começaram a aparecer, segundo o professor de Biologia e Zoologia da faculdade, Andreas Köhler, no final do inverno e, pelo visto, gostaram.
Segundo funcionários que tiveram a oportunidade de ver e fotografar os tucanos, a dupla costuma chegar pela manhã. As janelas do prédio possuem películas, que impede que os animais enxerguem a parte de dentro do prédio, o que facilita a aproximação.
Tucanos começaram a aparecer no final do inverno
Foto: Simone Hillesheim/Divulgação
Segundo Köhler, os animais vêm do Cinturão Verde - zona de preservação, em volta da cidade - e o espaço passa cada vez mais por uma grande pressão imobiliária:
- Estão construindo muitos prédios perto do Cinturão Verde, o espaço está diminuindo cada vez mais. Os animais estão procurando outros lugares, para se alimentar, passar o dia e talvez até fazer os seus ninhos - contou o professor.
E não é só o tucano que faz as suas visitas à Unisc. Segundo relatos de quem frequenta o campus, outros animais costumam aparecer nos arredores, como pica-pau, canário, joão-de-barro, porco-espinho, lagartos, guaxinins e, segundo Köhler, há quem já tenha visto até veados pela universidade. Köhler explica que os animais aparecem devido à grande arborização da área. Recentemente, a faculdade realizou uma campanha de reflorestamento, onde foram plantadas várias árvores frutíferas.
- A Unisc conta com vários espaços cobertos por mata, ainda mais depois do plantio das árvores frutíferas. Aqui os animais não correm perigo nenhum, estão no seu habitat natural - explicou o professor.
Os animais alegram os funcionários e alunos da universidade
Foto: Simone Hillesheim/Divulgação