Será dividido por décadas, partindo da inauguração em 1969 até uma projeção do futuro do clube, o espetáculo principal da festa de reinauguração do Beira-Rio. A festa, que terá a participação de torcedores e projeções na cobertura do estádio, vai ocorrer no dia 5 de abril de 2014, um sábado. No domingo, será disputado o jogo inaugural, contra o Penãrol.
Os ingressos para a festa começam a ser vendidos às 23h desta terça-feira, pelo site www.festagigante.com. Os valores variam entre R$ 160 e R$ 600. O valor da realização do espetáculo não foi revelado. O presidente Giovanni Luigi ressaltou que o clube não se envolverá com custos, que serão bancados pelos parceiros.
Diretor do espetáculo, Edson Erdmann, da Histórias Incríveis, confirmou que o foco da apresentação será na paixão dos torcedores pelo clube.
- Meu pai me trazia no Beira-Rio, eu adorava aquilo tudo, era sensacional. Continuei muitos anos vindo até vir morar no Rio de Janeiro. Mas paixão é isso, nunca me desliguei. Aos 60 anos a gente continua sentindo o que sentia aos seis, isso é paixão - resumiu.
A promessa de Erdmann é de um show como o país nunca viu, envolvendo projeções na cobertura e no gramado:
- Teremos uma imersão na história do Inter, um show interativo, projeção em toda a cobertura e no campo. Esse espetáculo nos leva a viajar. Vamos mexer com a emoção de quem viveu várias décadas.
A ideia da organização do espetáculo é reviver as ligações afetivas dos torcedores colorados com cada década vivida pelo clube. Cada década deve contar, além de projeções e atrações, com duas atrações nacionais ou internacionais. Na década de 1970, o tom será de reverência ao grande time de Falcão, Manga e Figueroa.
- Vamos rever os grandes gols, rever o gol do Figueroa, o Dadá correndo o campo para abraçar o Manga. Vamos nos divertir na música disco. Vamos ouvir o Valdomiro contando que fazia a caixinha - revela Erdmann.
O trecho que contemplará a década de 1980 será o que terá a participação de torcedores. A ideia inicial é que 3 mil colorados participem da encenação de uma grande guerra, que representará os principais confrontos do período. Para a década de 1990, o foco será na conquista da Copa do Brasil, de 1992, e no pênalti cobrado pelo zagueiro Célio Silva.
Para o período mais vitorioso do clube, o século 21, haverá um desfile das taças coloradas. Ao fim, haverá o momento "Renasce um Gigante":
- Mostraremos um relógio do tempo e faremos prognósticos sobre o que queremos para o futuro do Inter. Porto Alegre não vai parar quieta e o estádio é capaz de cair com essa festa toda - brincou Erdmann.
Ao todo, serão oito as atrações de reinauguração do Beira-Rio. Confira:
- Corrida Colorada - (1º de dezembro)
- Dia do Torcedor Colorado - (17 de dezembro)
- Gigantes no Litoral - (janeiro e fevereiro de 2014)
- Tempos de Glória - (2 a 6 de abril de 2014)
- Festa 105 anos - (4 de abril de 2014)
- Os Protagonistas (5 de abril de 2014)
- Interfest (6 de abril de 2014)
- Jogo Inaugural de Inter x Peñarol (6 de abril de 2014)