Desde o início da manhã deste domingo, a Usina do Gasômetro e orla do Guaíba contam com diversas ações para celebrar o Dia Mundial Sem Carro, cujas atividades são promovidas pela prefeitura de Porto Alegre, por intermédio da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), de ONGs e empresas da iniciativa privada.
Por volta das 9h, uma pedalada que contou com a participação do prefeito José Fortunati, da primeira-dama, Regina Maria Becker e do diretor-presidente da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Vanderlei Cappellari, partiu da residência do prefeito, na esquina da praça da Matriz com a rua Jerônimo Coelho, até a Usina do Gasômetro.
Em frente à Usina, Fortunati anunciou a implantação de um corredor prioritário para ônibus no eixo das avenidas Cavalhada, Nonoai e Teresópolis. Conforme o prefeito, o horário de operação deste corredor, que deverá entrar em funcionamento até o final de outubro, será das 6h às 9h e das 16h às 20h.
- O corredor prioritário terá 4,5 quilômetros. Isso é um ganho de qualidade muito grande para quem usa o transporte público - comentou Fortunati.
O plano inicial era que o passeio seguisse até o Estádio Beira-Rio. Entretanto, devido à chuva fraca que caia, as autoridades pedalaram somente até a Rótula das Cuias, esquina das avenidas Edvaldo Pereira Paiva e Aureliano de Figueiredo Pinto.
O objetivo do passeio foi celebrar a data que estimula uma reflexão sobre a maneira de utilizar veículos automotores, alertar para defesa do meio ambiente e da qualidade de vida nas grandes cidades. Na Usina do Gasômetro, há quiosques de secretarias, empresas e ONGs envolvidas com o tema trânsito e sustentabilidade, que distribuem brindes e materiais educativos à população.
- Esperamos que a filosofia do Dia Mundial Sem Carro inspire, cada vez mais, as pessoas. Já percebemos que a utilização da bicicleta é uma realidade como meio de transporte. Caronas solidárias e outras ações sustentáveis também já começam a se tornar rotina de muitas pessoas. Nosso próximo objetivo é qualificar ainda mais o sistema de transporte público, com os BRTs e novas estações e corredores de ônibus - afirmou o diretor-presidente da EPTC, Vanderlei Cappellari.
O evento do Dia Mundial Sem Carro, coordenado pela EPTC, tem o apoio da Secretaria de Cultura, Carris, Itaú-BikePoa, Smam, Governança, Associação dos Ciclistas da Zona Sul, Bike Angels, Poa In Line (grupo de patinadores), Escola da Bicicleta, entre outros.