Pedalar na chuva nos dias de lazer pode ser uma das melhores sensações, principalmente nos dias quentes. Mas pedalar na chuva em direção ao trabalho, no meio dos carros, exige um pouco mais de cuidado. Algumas medidas simples reduzem o risco de acidentes para o ciclista e aumentam o tempo de vida útil da bicicleta.
Ricardo Marques Machado é ciclista e dono de uma loja de bicicletas na capital. Há oito anos à frente da Adventure Bike Shop já recebeu muitos ciclistas de primeira viagem precisando de uma ajuda para limpar a correia. Ele explica que a sujeira na engrenagem é uma das principais conseqüências de pedalar na chuva. ¿A chuva faz com que a sujeira (areia e terra) que está na correia fixe na engrenagem e endureça, o que compromete a próxima pedalada.¿
Cuidados com a correia
A engrenagem da bicicleta precisa de uma atenção especial nos dias de chuva. Após a pedalada é importante limpar todo o sistema para tirar as partículas de pó e areia que se acumularam e ¿grudaram¿ na graxa que envolve as partes da correia. A limpeza é feita com um desengraxante específico para esse fim. O spray pode ser comprado em lojas especializadas para bicicletas ou até mesmo nos supermercados e custa cerca de R$ 15. Na falta do produto, é possível usar um limpador multiuso, desses usados na faxina de casa. Após a limpeza com o desengraxante é preciso lavar o sistema com água e sabão e secar bem. O último passo na conservação da correia é voltar a engraxar o sistema. Isso é feito com um engraxante, também facilmente encontrado nos supermercados. ¿Esse cuidado com a correia é importante, porque quando a sujeira acumula e não é retirada ela compromete o funcionamento da engrenagem e pode até fazer a correia quebrar no meio da pedalada¿, explica Machado.
Cuidados com as rodas e pneus
Os pneus são outro item que deve ser observado antes da pedalada. O ideal para os dias de chuva são pneus mais largos e com ranhuras, como os pneus que vem de fábrica com as bicicletas do estilo Mountain Bike. Como essas bicicletas são feitas para pedalada em terra e terrenos mais acidentados, eles proporcionam maior aderência ao asfalto e reduzem o risco de derrapagens. Porém, atualmente, a maioria das bicicletas urbanas contam com pneus mais estreitos e com menos ranhuras (permitem maior velocidade) e por isso exigem mais cuidado. Nesses casos as pedaladas na chuva podem ser um pouco mais perigosas. É preciso pedalar em uma velocidade menor e ter cuidado nas frenagens. ¿Na hora de parar nos cruzamentos, eu sempre aconselho que o ciclista comece a frear antes e reduza a velocidade dos poucos para não derrapar¿, aconselha o ciclista. Na chuva é preciso ter especial atenção poças d¿água, já que elas podem esconder um buraco no asfalto.
Vestido para a chuva
O ciclista também precisa ter cuidado com a vestimenta ao pedalar na chuva. Escolha sempre roupas que tenham uma camada impermeável ou que sequem rapidamente, Uma opção são as capas plásticas de chuva que podem ser colocadas por cima de tudo. Cuidado, porém, para que ela não pese sobre as pernas e atrapalhe a pedalada. Para quem pedala com mochila, uma boa dica é colocar os pertences eletrônicos, como celulares e rádios, dentro de sacos plásticos. Outra idéia é instalar paralamas nos pneus dianteiro e traseiro para evitar que a sujeira do chão seja ¿jogada¿ nas costas e no rosto durante o caminho. O capacete nem precisamos dizer que é fundamental, né?