Foi reaberto na manhã deste sábado (6) o Pampas Safari, em Gravataí. O parque havia sido interditado há mais de três meses, devido a uma suspeita de contaminação por tuberculose bovina em algumas das espécies de animais criadas no local.
O fechamento tinha sido determinado no dia 21 de março pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e pela Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Agronegócio. Conforme a administração do Pampas, foram realizados exames clínicos e de sangue em cerca de 600 dos 1,5 mil animais do parque, especialmente de espécies como camelo, lhama e hipopótamo.
Os 30 funcionários do parque - técnicos, veterinários, tratadores e funcionários de manutenção e serviços gerais - também passaram por testes. Nenhum vestígio da doença teria sido encontrado.
- Realizamos esses exames nos animais anualmente, então foi só uma renovação. Não encontramos nenhum problema - afirma a proprietária do Pampas Safari, Anelise Febernati.
O Ibama também aplicou uma multa de R$ 255 mil ao parque, no mês de maio, por deficiências em processos administrativos e operacionais. Anelise informa que foram realizadas melhorias na área de saneamento e que o Pampas Safari está elaborando um projeto para tentar converter a multa em uma ação gratuita de educação ambiental a ser aplicada em escolas do Estado.
Serviço
O Pampas Safari fica em uma área de 320 hectares, na ERS-020, quilômetro 11, número 5680, em Gravataí (a 36 quilômetros do centro de Porto Alegre).
O parque funciona nos sábados, domingos e feriados, das 10h às 17h30min (entre maio e setembro) e das 10h às 18h (nos demais meses).
A visitação é feita de carro. O ingresso para veículo com até cinco ocupantes custa R$ 50. Para veículos com mais passageiros, os valores são maiores.
Informações pelo telefone (51) 3488-1823.